Cidadeverde.com

Já vale: quem escolher vacina nos postos será punido em Teresina

Imprimir

Foto: Roberta Aline

O termo de desistência da vacinação contra a covid passa a valer a partir das 14h desta quinta-feira(08). A pessoa que for se vacinar e se recusar a tomar a dose por causa da marca, origem ou fabricante do imunizante irá assinar o termo e irá para fim da fila. Caso ela se recuse a assinar, duas testemunhas poderão comprovar a recusa e o termo terá validade. 

A decisão da Fundação Municipal de Saúde (FMS) leva em consideração a recomendação administrativa do Ministério Público do Estado e vale tanto para o indivíduo que realizou o agendamento quanto ao que se dirige aos postos drive-thru. 

“Se no momento da vacinação, (a pessoa) desistir de receber a dose unicamente por causa do tipo de imunizante utilizado, deverá assinar um termo de responsabilidade, será impedido de realizar novo agendamento e irá para o fim da fila da imunização, ou seja: só terá direito a ser atendido após concluída a vacinação do público adulto”, explica a FMS.  

A Fundação destaca que a vacinação é uma ferramenta de saúde pública, que deve ser vista não apenas como uma ferramenta de proteção individual, mas coletiva, que evita a propagação da doença quando um grande percentual da população é vacinado. 

“Todas as vacinas utilizadas no Brasil contra a Covid-19 são eficazes, seguras e passam por rigorosa avaliação da ANVISA antes de serem liberadas para a população em geral. Por isso, todos que estão aptos precisam tomar, independente da origem”, reforça Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

Veja baixo o termo de responsabilidade de recusa:

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais