Cidadeverde.com

Domingos Mourão: SAF entrega equipamentos do Progere II no município

Imprimir

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Saf), por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), fez a entrega de equipamentos e insumos apícolas para a Associação dos Apicultores de Domingos Mourão. A entrega ocorreu na praça do mercado municipal, na manhã desta sexta-feira (10).

Segundo a secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, a ação visa aumentar a renda das famílias, dando suporte na estruturação das unidades de produção de apicultura. “Esse é um momento de muita alegria, pois com essa ação vamos poder beneficiar mais de 100 pessoas de forma direta, contribuindo para o fortalecimento da cadeia no Estado. A associação recebeu 483 colmeias, além de outros equipamentos que compõem o projeto, e com isso os apicultores vão poder aumentar a produção de mel no município”, explicou.

De acordo com a diretora do Progere II, Janaína Mendes, a Associação está sendo beneficiada com investimentos no valor R$ 171.426,65. “Esse investimento é de grande importância para o fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura. Vale destacar que a associação do município já colhe resultados e em 2021 a associação já gerou, no município, mais de 100 mil reais com a venda de mel, e o projeto vem para aumentar ainda mais esses números. A associação vai receber o insumos, equipamentos, indumentárias e capacitações”, destacou.

Para o presidente associação dos apicultores, Baltazar Bandeira, esse projeto será muito importante para o desenvolvimento e ampliação da apicultura no município. “Estamos muito gratos por estar recebendo os equipamentos do Progere, que com certeza vão fortalecer a nossa associação e ajudar a melhorar a renda dessas famílias. Nós só temos a agradecer a SAF e ao Governo do Estado”, disse o presidente.

Para Rejane Silva, que na ocasião representava a Cooperativa de Produção e Serviços de Técnicos Agrícolas do Piauí e Associados (Cootapi), empresa que presta assistência técnica para as famílias, destacou como esse projeto tem contribuindo para a renda das famílias. “Esse projeto visa alavancar a produção do município e esses equipamentos vão dar uma visibilidade muito maior para a apicultura, não só na produção do mel, mas também na questão ambiental, pois a produção do mel é uma produção sustentável ambientalmente e economicamente”, ressaltou Rejane.

Entre os objetivos do investimento está a consolidação do processo de produção, beneficiamento e comercialização de mel de abelha e seus derivados, melhoria da renda e das condições de vida dos apicultores e apicultoras familiares, além do fortalecimento do associativismo e desenvolvimento local.

Participaram da entrega o presidente da associação de apicultores, Baltazar Bandeira; a prefeita de Domingos Mourão, Maria Irinelda; o vice-prefeito, Ricardo Fabrício; a representante da Cootapi, Rejane Silva; o representante do CEAA, Raimundo Nonato Carvalho; o Secretário de Agricultura, Ananias Ribeiro; o presidente da Codervap, Saturnino Mendes; o vereador Nonato Mathias; e os técnicos do Progere, Raimundo Nonato e Erivaldo Rodrigues.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais