Cidadeverde.com
Geral

Com 16 óbitos por Covid entre grávidas, secretário pede que gestantes procurem postos de vacinação

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Dados do Vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde mostram que , das  4744  gestantes e puérperas que tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19,  apenas 1.139 retornaram para completar o esquema de  imunização com duas doses.  Na semana passada a Sesapi anunciou a retomada da vacinação para este público, sem comorbidade, a partir de 18 anos, somente com  vacinas da Pfizer ou Coronavac. 

Hoje o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto,  fez um apelo para que grávidas e puérperas procurem os postos de vacinação dos municípios. Segundo a Sesapi, apenas em 2021, 16 gestantes morreram em decorrência de complicações da Covid-19. 

Foto: Roberta Aline

“É essencial que as gestantes procurem o setor de saúde do seu município. É importante reforçar ainda para todos os municípios que foi liberada a vacinação desses grupos somente com os imunizantes da Pfizer e da Coronavac. Então, retomaremos a vacinação seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde para que, assim, possamos garantir mais pessoas recebendo a vacina e aumentando ainda mais nossa população imunizada, fazendo com que o Piauí avance cada vez mais no enfrentamento a pandemia”, destacou o gestor.

O superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios, Herlon Guimarães,  reforça que as vacinas devem reduzir esses indicadores.  Ele explica que o Ministério da Saúde constatou “alta letalidade” entre este grupo em casos de infecção de Covid-19.    

“A atualização do ministério foi extremamente importante para podermos retomar a vacinação desses grupos. O Estado orienta a todos os seus municípios que retomem esse trabalho de imunização de gestantes e puérperas, para que o Piauí possa reduzir esses óbitos”, destacou Herlon Guimarães.


Izabella Pimentel
[email protected]

Imprimir