Cidadeverde.com
Geral

HUT bate recorde de cirurgias em vítimas de acidentes de trânsito no mês de junho

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) teve em junho o mês com maior número de cirurgias desde setembro de 2016. Foram 854 procedimentos cirúrgicos envolvendo vítimas de acidentes de trânsito, 87% do total envolvendo motocicletas. 

Os dados foram divulgados pela direção geral do HUT, que manifesta preocupação com o crescimento e o aumento da gravidade dos acidentes de trânsito em Teresina. 

"Para que a população tenha ciência, 24% dos acidentes que chegam ao HUT a vítima evolui para óbito, falece. É um número que preocupa bastante. A cada dois pacientes que chegam no HUT, um tem que fazer uma cirurgia, seja neurocirúrgico, bucomaxilo ou cirurgia ortopédica.  A conclusão é que além de aumentar a quantidade, também aumentou a gravidade dos acidentes", alertou o diretor geral do HUT, Fábio Marcos. 

Ainda de acordo com o balanço do HUT, o mês de junho de 2021 registrou um aumento de 22% no número de atendimentos à vítimas de acidentes de trânsito em relação ao mesmo  mês do ano passado. Foram 781 atendimentos, enquanto em junho de 2020 foram apenas 639. 

Reestruturação 

Com a diminuição das internações por covid-19 e o aumento do número de acidentes, o Hospital de Urgência de Teresina(HUT) precisou reestruturar sua distribuição de leitos. 

"Diante dessa nova realidade, onde a gente pode perceber que houve redução do número de pacientes covid-19, tivemos que reestruturar todo o hospital para aumentar a assistência do trauma. Tínhamos antes 90 leitos de covid, hoje a gente reduziu para 18 leitos. A diferença foi convertida em leitos de trauma. Mesmo assim, a gente está todo dia entre 100% e 120% de ocupação.  Os números são preocupantes, porque dão referência a um aumento substancial do número de acidentes", destacou o diretor geral. 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Imprimir