Cidadeverde.com

FMS: vacinação contra covid deve atingir 5 mil pessoas nesta quinta e sexta por agendamento

Imprimir

Foto: Roberta Aline

A vacinação contra covid-19 dos grupos prioritários continua nesta quinta-feira(15) e sexta-feira(16), a partir dos agendamentos realizados ontem. Foram disponibilizadas 5 mil vagas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para novas categorias de trabalhadores entre 18 e 39 anos e para as pessoas com mais de 40 anos.

A aplicação é para a primeira dose e o agendamento ocorreu no site Vacine Já da FMS. 

As pessoas com mais de 40 anos agendaram sua vacinação sem precisar comprovar comorbidade ou categoria de trabalho. Já as pessoas de 18 a 39 anos, devem comprovar que fazem parte de algum grupo prioritário ou das novas categorias inseridas: bancários, músicos, taxistas e mototaxistas, trabalhadores da SEMCASPI/SUAS, funcionários dos Correios, garçons e cozinheiros de restaurantes, bares e lanchonetes, atendente de panificadoras e caixas de supermercado foram os novos grupos inseridos nesta semana. 

“A gente fez essa abertura para os grupos prioritários e essenciais já contemplados e novos grupos.  Hoje será aberto para pessoas de 18 a 39 anos, considerando que quem tem 40 anos e mais já podem se vacinar pela população em geral. A gente definiu esse limite de idade, de 18 a 39 anos, para que esses que ainda não estão contemplados pela faixa etária possam ter a oportunidade de agendar e iniciar o seu esquema vacinal”, explicou a coordenadora da campanha de vacinação contra a Covid-19 da FMS, Emanuelle Dias.

Ela ressalta que a vacinação das pessoas que trabalham no serviço essencial é ampliada aos poucos e que o quantitativo de doses destinado a esse grupo é de 20% das vacinas recebidas do Governo do Estado. 

Os documentos necessários para cada grupo prioritário estão dispostos no instrutivo da vacinação: https://drive.google.com/file/d/1FamyTAZ3pgXAIlYGb6Bk8wmqidwqVhlB/view

Nova faixa etária

Emanuelle Dias ressalta que a vacinação por faixa etária será ampliada a partir do momento em que a FMS receber mais lotes da vacina. 

Segunda Dose

A FMS divulgou um calendário de vacinação da segunda dose no modelo drive-thru. Na próxima semana será para os idosos de 64 anos ou mais na terça(20) e quarta(21). 

AGENDAMENTO 

A FMS acrescenta que "o agendamento para receber a vacina é feito no endereço http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. Para fazer o agendamento a pessoa deve se conectar no site, clicar no botão “agendamento público alvo”, que levará a uma página onde deve escolher o público ao qual pertence, inserir os dados pessoais e escolher local, dia e hora da vacinação".

Emanuelle Dias explica que a mudança é para evitar problemas no site pelo excesso de pessoas acessando ao mesmo tempo, que causa congestionamento e queda do sistema.

“As vagas serão agora disponibilizadas diariamente, sempre às 18h, para os grupos prioritários assim como as vagas para população em geral já contemplados na campanha”, explica.

“Ressaltamos que as vagas são liberadas conforme disponibilidade de doses”, diz a gestora.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais