Cidadeverde.com

Mais de 350 mil voltam às urnas no domingo em 5 cidades

Imprimir

Mais de 350 mil eleitores de cinco cidades brasileiras voltarão às urnas neste domingo (29) para escolher novos prefeitos. Nas paulistas Guarani D´Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio, em Itaré (BA) e Londrina (PR), a Justiça Eleitoral determinou novo pleito porque os eleitos em outubro tiveram o registro de suas candidaturas cassados ou indeferidos.

A realização de um “terceiro turno” é determinada pela legislação eleitoral nos casos em que os candidatos obtiveram mais da metade dos votos.

Segundo o TSE, podem votar neste domingo os eleitores inscritos nos municípios até 22 de outubro de 2008. Os que estiverem fora de seus domicílios eleitorais, devem procurar um cartório eleitoral no prazo de 60 dias para justificar a ausência.

Em Londrina, segundo maior colégio eleitoral do Paraná, com 341.908 eleitores, os eleitores vão escolher entre o segundo e terceiro colocados na eleição de outubro, os deputados Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT).

Na noite desta quarta, o TSE negou um pedido do mais votado em outubro, o deputado Antônio Belinati (PP), para que o seu caso seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Belinati teve seu registro cassado porque a prestação de contas no período em que ocupou a prefeitura foi reprovada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE). Ele nega irregularidades.

Em Guarani D’Oeste (SP), com 1.479 eleitores, disputam a prefeitura Maria Luzia Boff dos Santos (PMDB) e Odair Vazarin (PPS). Em Igaraçu do Tietê (SP), 18.177 eleitores devem escolher entre os candidatos Aparecido Jovanir Pena Junior (PP), Fernando Mauro Roncari (PTC), Carlos Augusto Gama (PC do B), José Claudio Bergamasco (PR) e Wamberto Picolli (PSB).

Já em Lupércio, concorrem ao cargo o peemedebista Abílio Kempe, Alfredo Tadeu Belintani (PRP) e João Ferreira Junior (DEM).

Na baiana Itapé, Jackson Rezende (PP) e Humberto Matos (PV) disputam a prefeitura.
 
Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: