Cidadeverde.com

Topázio, diamantes e outras pedras preciosas brasileiras apreciadas no exterior

Imprimir

Foto divulgação

O Brasil possui muitas riquezas. Além da diversidade cultural, há riquezas naturais muito apreciadas no exterior. O topázio, diamantes e outras pedras preciosas brasileiras apreciadas frequentemente no exterior consolidam o país como o maior produtor de gemas da América do Sul. Com mais de 90 tipos diferentes dessas rochas preciosas, não é novidade para o mundo que o Brasil é rico em minério. No século XVIII europeus já extraíam diamantes em Diamantina, em Minas Gerais, não foi à toa que o estado recebeu esse nome, pois é riquíssimo em minério.

Pedras preciosas brasileiras mais conhecidas

Esmeralda

Ametista

Diamante

Citrino

Rubi

Quartzo

Safira

Topázio-Imperial

Água-Marinha

Turmalina

Rubelita

Ambligonita

Hessinita

Diamante colorido

Ágata

Crisoberilo

Alexandria

Euclasse

Andaluzita

Jade

Rodolita

Titanita

Opala

Brasilianita

Almandine

Lolite

Berilo

Aventurina

Quartzo rosa

Além desses minérios, o Brasil também produziu e produz muitos minérios metálicos como: ouro, cobre, chumbo, zinco, titânio, níquel, nióbio, manganês, ferro, estanho, cromo e cobalto. Neste artigo vamos fazer uma breve viagem às minas brasileiras a fim de aprofundar o conhecimento sobre as pedras preciosas e descobrir o que elas possuem de tão especial.

Brasilianita

A brasilianita, que foi vista pela primeira vez no Brasil, tem a coloração verde amarelada e translúcida. Assim como muitas pedras, ela foi encontrada no Córrego Frio, em Divino das Laranjeiras, MG.

Embora ela seja preciosa em beleza, seu valor comercial não é alto se comparado com outras pedras. Um colar simples, com um pingente em brasilianita, custa cerca de R$ 250.

Diamante colorido

O diamante colorido, assim como o incolor é muito valorizado, pois ambos são encontrados no manto da Terra, que é uma camada que possui 2.950 quilômetros de espessura, ou seja, além de muito difícil é preciso investir pesado para encontrar essas pedras.

Cada quilate (200 miligramas) de diamante colorido pode valer milhares de reais. Em alguns casos, pode valer até milhões, o que equivale, por exemplo, a prêmios da Loteria Federal ou da Lotofácil, que diariamente sorteia milhões pelas loterias. .

Topázio-Imperial

O imperial é o mais valioso da família dos topázios. Ele apareceu pela primeira vez na Rússia, ainda na era medieval, entretanto em meados do século XVIII foi encontrada em Vila Rica, que atualmente se chama Ouro Preto, cidade do interior de Minas Gerais que foi por muito tempo a

única fonte desta pedra preciosa. As jazidas de topázio de Ouro Preto, por muito tempo, abasteceram joalherias de diversos lugares ao redor do mundo. Há registro da aparição do minério no Paquistão, contudo a extração não apresentou dados econômicos suficientes que atraíssem o mercado para a região.

O topázio-imperial é uma gema de cor amarela- alaranjado, com pouco brilho e transparente. Algumas podem ter cor amarelo-alaranjado com uma tonalidade que inclina para o vermelho. O topázio-Imperial é usado para produzir joias como brincos, anéis e colares, e peças decorativas. Místicos e espiritualistas usam a gema como purificante da alma e acreditam que ela auxilia no equilíbrio do corpo, potencializando as capacidades mentais.

Esse minério está avaliado em 3,5 mil dólares por quilates no Brasil, país que é um dos principais exportadores do topázio-imperial, com cada pedacinho da pedra custando cerca de R$ 17,5 mil.

Conclusão

As pedras consideradas preciosas possuem valores distintos para o mercado. Já para religiosos, possuem valores relacionados à espiritualidade. Há também um grupo de pessoas que simplesmente admiram as pedras pela beleza natural, inclusive existem colecionadores de rochas, que fazem tudo para ter um pedacinho de cada uma delas pelo simples prazer de poder guardá-las.

É importante salientar que embora todas as gemas mencionadas neste artigo tenham de alguma forma “brotado” no Brasil, nem todas surgiram apenas nesta região. Todavia, sem dúvida deveriam ser motivo de orgulho e mais acessíveis aos nativos do país sul-americano, afinal a natureza nos entrega de graça!


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais