Cidadeverde.com

Prefeitura propõe que estado pague gratuidade nos ônibus e estuda municipalizar 50% da frota

Imprimir

Foto: Roberta Aline

A Prefeitura de Teresina fez uma proposta para que o governo do estado pague a gratuidade na passagem de ônibus para seis categorias que têm direito ao benefício. Diante da crise no sistema, a prefeitura estuda municipalizar 50% da frota do transporte coletivo. 

A proposta de ajuda na gratuidade foi feita durante encontro entre o prefeito Dr. Pessoa (MDB) e o governador Wellington Dias (PT) no último dia 19 deste mês. 

O governador não deu uma resposta de imediato e disse que iria fazer um estudo para saber sobre a viabilidade de bancar a gratuidade. 

“O governador está disposto à contribuir, dentro da sua competência para solucionar o grave problema que vive o transporte público da capital”, disse Osmar Júnior, secretário Estadual de Governo.

Osmar Júnior informou que o estado ainda aguarda um estudo sobre a proposta da prefeitura.

Quem tem direito a gratuidade:

Idosos
Pessoas com deficiência
Policial militar
Policial civil
Policial penal
Oficial de justiça

Quantidade de passageiros que tem direito à gratuidade: 

Atualmente 20% do passageiro total transportado (cerca de 8.800 passageiros / dia);

Pessoas têm direito a meia-passagem:

Não existe meia passagem em Teresina, o estudante paga 34% do valor da tarifa inteira. Atualmente, como a rede de ensino está praticamente toda remota, existe uma média 6% do passageiro total - cerca de 2.600 passageiros / dia; 
Antes da pandemia, o percentual de estudantes chegava a 27% do passageiro total.

Qual a quantidade de passageiros:

Antes da pandemia: em média 220 mil passageiros/dia

Atualmente: em média 44 mil  passageiros/dia (20% em relação ao pré-pandemia)

Dados do Setut

Maranhão anuncia tarifa zero

O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou este mês que o Estado terá um serviço de ônibus com tarifa zero.

Chamado de Expresso Trabalhador, o atendimento será na Ilha de São Luís, e deve servir moradores da região da Vila Luisão (via Nova Litorânea) e comerciários que encerram expediente após 21h, de acordo com o comunicado. Flávio Dino diz que o ônibus com tarifa zero deve começar a circular em outubro.

Outro gestor que anunciou tarifa zero foi o prefeito de Caucaia(CE), na região Metropolitana de Fortaleza, Vitor Valim. Ele garantiu passagem gratuita no sistema de ônibus municipais. A cidade tem, segundo o IBGE, 365.212 habitantes. A medida deve entrar em vigor a partir de 1º de setembro de 2021.

Municipalização do sistema

A prefeitura faz estudo e verifica a viabilidade de assumir parte da frota de ônibus na capital. A ideia é municipalizar 50% dos ônibus em rotas ainda a ser definidas. O estudo está em andamento e o prefeito Dr. Pessoa aguarda o resultado da CPI do Transporte Público. 

O Cidadeverde.com apurou que a prefeitura tem dados preliminares que se municipalizar parte do sistema e ainda zerar a tarifa de ônibus, o custo do transporte ficará menor do que a existente atualmente.

Se a prefeitura cancelar o contrato com os empresários de ônibus vai pagar uma indenização milionária.

Ao acompanhar  ao vivo a informação no Cidadeverde.com, o prefeito enviou a seguinte nota:

 

"O poder executivo municipal caminha tratando com muita seriedade no sentido da resolutividade do problema, independente da CPI que tramita no poder legislativo. A prefeitura segue buscando soluções que priorizem o usuário sem colocar em risco as Finanças públicas. O prefeito está à disposição de dialogar com o governo do estado para auxílio no pagamento à gratuidades”. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais