Cidadeverde.com

Covid: aberto agendamento para 37 anos e novos grupos; veja

Imprimir

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Matéria ampliada às 16h40

Pessoas com 37 anos de idade e que moram em Teresina já podem agendar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o sistema foi aberto na tarde desta quarta-feira (04) após as vagas para pessoas na faixa etária de 38 e 39 anos não terem sido preenchidas. 

"Por isso, abrimos para uma nova faixa etária (37), mas estamos mantendo o agendamento aberto também para quem tem 38 e 39 anos", explica Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital.

O agendamento da primeira dose de imunizante é feito pelo site vacinaja.

 

AGENDAMENTO PARA NOVOS GRUPOS ABRE ÀS 18H

Já às 18h, desta quarta-feira (04), será aberto um novo agendamento para a vacinação contra a Covid-19 em Teresina. Entre primeira e segunda doses serão vacinados 19 grupos. 

Par ter acesso ao agendamento de primeira dose, a população deve acessar o site vacinaja, clicar no botão “agendamento público alvo” e escolher seu grupo prioritário. 

Já a segunda dose vale para os três imunizantes para quem tem a data registrada em seu cartão até o próximo domingo (08). Para agendar, basta clicar na opção “Já tomei a 1ª dose e quero agendar a segunda”. Em ambos os casos, na sequência, há o direcionamento para inserção de dados pessoais e local, dia e hora da vacinação.

Os grupos contemplados pelo agendamento de primeira dose são os seguintes: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da indústria, trabalhadores da construção civil, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores de transporte metroviário, caminhoneiros. 

O grupos essenciais são: bancários, trabalhadores do mercado público, atendente de panificadoras, caixas de supermercado, trabalhadores da assistência social (SEMCASPI/SUAS), funcionários dos Correios, garçons e cozinheiros de restaurantes, bares e lanchonetes, atendente de panificadoras, caixas de supermercado, músicos, taxistas e mototaxistas e profissionais da imprensa.

Emanuelle Dias, coordenadora da campanha em Teresina, pede que a população que vai agendar a segunda dose respeite os prazos registrados no cartão de vacinação, pois não está acontecendo antecipação de nenhum dos imunizantes.

“Esta semana estamos fazendo apenas quem tem a segunda dose marcada no cartão até 8 de agosto”, reforça a coordenadora. “Toda sexta-feira a FMS vai abrir agendamento para segunda dose, sempre com datas para a semana seguinte. Portanto, quem tem segunda dose para depois do dia 8 deve esperar a próxima abertura de agendamento”, esclarece ela.

 

NO DIA DA VACINAÇÃO

No dia da vacinação, o público da segunda dose deve apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão nacional do SUS e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose. 

Já os grupos de primeira dose devem apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão nacional do SUS e um e um comprovante de endereço que comprove que a pessoa reside em Teresina, além de documentos específicos para cada grupo como:

Para pessoas com comorbidades: laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde (original e cópia)

Para pessoas com deficiência permanente: laudo que comprove a condição clínica

Para indústria e construção civil (profissionais que atuam dentro das obras, como: engenheiro, arquiteto, mestre de obra, pedreiro, ajudante de obra, armador, pintor, gesseiro, bombeiro hidráulico, eletricista, encanador, carpinteiro): documento que comprove a situação de trabalhador empregado de empresas industriais e de construção civil, como: contracheque ou contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), do exercício efetivo da função, expedido pelo estabelecimento onde o trabalhador atua, no município de Teresina.

Para motoristas e cobradores de transporte coletivo: carteira de habilitação na categoria C, D ou E; documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte. contracheque ou contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), do exercício efetivo da função, expedido pelo estabelecimento onde o trabalhador atua, no município de Teresina.

Para caminhoneiros: documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro). contracheque ou contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), do exercício efetivo da função, expedido pelo estabelecimento onde o trabalhador atua, no município de Teresina. Os caminhoneiros autônomos devem apresentar nota de carga dos últimos 30 dias

Para bancários: contracheque ou declaração do serviço.

Para trabalhadores de mercados públicos: declaração emitida pela administração dos mercados públicos de Teresina, que comprove o exercício efetivo da função.

Para atendente de panificadoras, caixas de supermercado, garçons e cozinheiros de restaurantes, bares e lanchonetes: contracheque ou carteira de trabalho e declaração do serviço, especificando a função;

Para trabalhadores da assistência social (Semcaspi/Suas) e trabalhadores dos correios: contracheque ou declaração do serviço;

Para músicos: contrato de prestação de serviço ou carteira da ordem de músicos ou carteira da Associação dos Músicos;

Para taxistas e mototaxistas: comprovante de permissão de taxista ou mototaxista (cadastro Strans)

Para profissionais da imprensa: cocumento que comprove o grupo a que pertence - contracheque atual ou contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses) expedido pelo estabelecimento onde o trabalhador atua, no município de Teresina.

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações FMS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais