Cidadeverde.com
Últimas

Advogados e defensores retomam atendimento presencial aos presídios

Imprimir

Fotos:Thanandro Fabricio/Sejus

Os advogados poderão retomar os atendimentos presenciais nos presídios do Piauí. A decisão foi divulgada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), nesta sexta-feira (06), por meio da Portaria nº 257/2021.

O documento determina o retorno dos atendimentos de forma presencial dos advogados e defensores aos clientes privados de liberdade das unidades prisionais do Estado do Piauí, após mais de 15 meses apenas com atendimento virtual devido a pandemia da Covid-19.

O advogado Raimundo Júnior, do movimento ‘OAB que Chega Junto’, afirmou ser esta uma conquista importante para a categoria e defende que o trabalho dos advogados é essencial. Os advogados, por sua vez, deverão obedecer aos protocolos sanitários, como distanciamento social, aferição da temperatura e uso da máscara.

“Esse é um tema importante para a advocacia do Piauí, especialmente para os criminalistas, sendo assim, contamos com a sensibilidade do secretário, que decidiu pela liberação do atendimento presencial sem precisar fazer agendamento. A definição agora é sobre o horário da visitação, me parece que no primeiro momento haverá um horário pré-definido. Então, essa é uma conquista importante, pois a advocacia é um serviço essencial e precisam estar com seus clientes, que possuem garantias constitucionais e essa garantia se dá por meio do acesso dos advogados aos seus clientes”, disse.

A decisão entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (09) e poderão ter acesso os profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) e Defensoria Pública do Estado, no qual deverão encaminhar à Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP) uma lista de quem terá acesso ao presídio, bem como os nomes dos internos que serão atendidos.

Da Redação
[email protected]

Imprimir