Cidadeverde.com

Como recuperar fotos apagadas do computador

Imprimir

Imagem: Freepik/foto gratis

 

Percebeu que excluiu um arquivo importante? Saiba que esta é uma situação mais comum do que parece. Veja como recuperar fotos apagadas do computador.

Quem trabalha por conta própria, geralmente precisa manter os projetos dos clientes salvos em seus arquivos, por algum tempo. Mas o que fazer quando o HD sofre uma falha? Como recuperar fotos apagadas do computador?

Apesar de essa não ser uma situação muito agradável, capaz de gerar estresse e prejudicar a rotina de um profissional, existem diferentes soluções. Ao contar com alguns recursos, passar por esse desafio é mais simples.

Na hora de recuperar arquivos apagados do HD, seja recuperação de fotos corrompidas e apagadas do computador, vídeos ou outros tipos de mídia, o mais importante é manter a calma e utilizar softwares especializados como o Repairit para restaurar arquivos rapidamente. 

Saiba como recuperar fotos apagadas do computador, a seguir.

Quando recuperar fotos é importante

Não é todo dia que você vai precisar lidar com o desafio de recuperar fotos ou outros tipos de arquivo. Mas a verdade é que ninguém está imune de passar por esse problema.

Existem dois momentos principais em que a recuperação de dados se faz importante: após ter excluído uma pasta acidentalmente ou quando o disco rígido sofre alguma falha e deleta arquivos.

O primeiro caso é mais comum do que parece, especialmente quando falamos de um computador para fins profissionais, em que é preciso liberar espaço na memória de tempos em tempos.

Na maioria das vezes, o usuário exclui uma pasta sem conferir exatamente o que estava dentro e, posteriormente, descobre que apagou dados que ainda são importantes.

Já no caso de falhas no HD, isso pode acontecer com qualquer usuário, seja por problemas na estrutura física do disco rígido ou por desgaste do sistema com o passar dos anos.

De acordo com o Recoverit, especialista em recuperar arquivos apagados do HD, existem mais de 1000 formatos de arquivos que podem ser excluídos ao formatar um HD, seja propositalmente ou por conta de alguma falha.
 
Imagem: Freepik (Recoverit)

Os dados deletados podem fazer parte de acervo pessoal ou, no caso de profissionais autônomos, pertencerem a clientes. E se esses clientes quiserem o arquivo, você vai precisar saber como recuperar fotos apagadas do computador.

Como recuperar fotos apagadas do computador

Todos os sistemas operacionais de computador apresentam a pasta Lixeira, que é onde seus arquivos ficam quando são excluídos.

Assim, antes de tomar qualquer atitude mais “drástica”, confira na lixeira do seu computador se as fotos não estão salvas nesta pasta.

Vale utilizar o campo de busca com o formato do arquivo (.jpg, por exemplo), para que a lixeira mostre somente dados dentro dessa nomenclatura.

Os arquivos que estão na lixeira ficam salvos nessa pasta até que o usuário opte por fazer uma exclusão completa. Esse padrão é diferente de serviços de nuvem, como o Google Drive, que exclui automaticamente itens da lixeira após 30 dias.

Agora, se as fotos já tiverem sido deletadas da lixeira, você vai precisar usar um software de recuperação de arquivos.

Esse tipo de programa consegue fazer uma varredura no disco rígido do computador para localizar arquivos que não estão disponíveis. 

É claro que há um limite de tempo de exclusão para que uma foto seja recuperada, mas na maioria dos casos, esse limite é bem amplo e permite restaurar uma série de arquivos diferentes.

Entre as opções mais populares de softwares para recuperar fotos apagadas do computador estão o Recoverit, que conta com uma ótima avaliação dos usuários, além do PhotoRec e PC Inspector File Recovery, que exigem um certo conhecimento técnico.

Dica Bônus: Para evitar esse problema com vídeos corrompidos no seu cartão SD.

Passar por uma situação de exclusão de arquivos, seja de forma proposital ou acidental, não é impossível para ninguém. Com o Repairit você também consegue recuperar arquivos perdidos no seu cartão SD e salvar o seu dia de trabalho! Visite o site oficial para baixar o programa e seguir o passo a passo para reparar todos os seus arquivos perdidos.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais