Cidadeverde.com

HUT introduz terapia a laser no tratamento de feridas crônicas

Imprimir

Foto: Ascom/FMS

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passa a introduzir oficialmente a terapia a laser no tratamento complementar avançado de pacientes com feridas crônicas. Desde o início de agosto, a laserterapia começou a ser utilizada por meio de uma equipe especializada, através do Núcleo de Estomaterapia na unidade de saúde. 

Criado em fevereiro desse ano, o Núcleo de Estomaterapia do HUT atende os usuários do local com lesões agudas ou crônicas, simples ou complexas com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência dos pacientes portadores de feridas e estomas, minimizar as complicações, tempo de internação e reduzir custos do tratamento.

A enfermeira estomaterapeuta Cliciane Furtado, acrescenta que já usava um laser próprio e com os dois novos aparelhos os atendimentos poderão contemplar todo o hospital.  

“O laser é um importante aliado no processo de cicatrização de feridas e de processos inflamatórios, além da melhor cicatrização vai evitar uma série de amputações e dores que uma ferida pode provocar” afirma Cliciane, lembrando que o uso da laserterapia necessita de uma avaliação do caso.

O tratamento é totalmente indolor e consiste na irradiação sobre a ferida, de energia luminosa que é absorvida pelas células provocando estimulações biológicas que torna mais rápida a cicatrização de lesões crônicas, como aquelas comuns em diabéticos e que muitas vezes geram infecções.

Para Fábio Marcos, diretor do HUT, “a laserterapia é uma inovação para o serviço público de saúde de Teresina, é mais um de nossos muitos investimentos em tecnologia. Estamos em busca de melhores processos e procedimentos que minimizem as dores e tratamentos e tragam maior conforto e segurança a todos os nossos pacientes”, ressalta. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais