Cidadeverde.com

Em Teresina, Bruno Paim campeão mundial de MTB dá exemplo de superação

Imprimir

Bruno Paim, 22 anos, é prova viva que o esporte é ferramenta de superação para vida. O jovem atleta é o atual campeão mundial Mountain Bike 24 Horas Solo na categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais). Com uma má-formação congênita dos membros superiores, Bruno conquistou o título em julho de 2019, na cidade de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. O atleta se encontrou no ciclismo somente no ano de 2015, mas conta com orgulho que a palavra limitação nunca existiu em sua vida. 

“Veio de criação já, né? Desde pequeninho eu nunca fui criado com esse pensamento. Sempre fui criado na base do você quer fazer então vai lá e faz. Pode dar certo ou dar errado e não vai ter mãe para passar a mão na cabeça e por isso tudo que eu tive vontade de fazer eu fiz. Andei em pé em cima de cavalo, montei em boi. Meu pai e minha mãe me criaram exatamente para que eu não crescesse com essa limitação na cabeça”, disse Bruno Paim. 

Foto: Cesar Delong

Normalmente no calendário do país tem cerca de três ou quatro grandes provas voltadas para categoria PNE e por isso muitas vezes Bruno opta por competir também na categoria elite e ou sub23 e sempre está se testando nas provas de maratona e Xco, que são provas mais longas e provas de pista fechada em formato de circuito. “Eu estou com o planejamento de próximo ano integrar também as provas de estrada e assim tentar uma vaga nos Jogos Olímpicos”, afirmou Bruno. 

Bruno Paim irá realizar uma palestra em Teresina no próximo sábado, dia 21 de agosto. A intenção é usar sua história como exemplo, mas sem trazer contornos dramáticos ou trágicos e sim de forma alegre e vitoriosa. O próprio atleta cita que conversar, trocar ideias é algo que gosta de fazer. 

“Vai ser algo bem descontraído, pois eu gosto disso, gosto de conversar com as pessoas. Vamos participar do The Bike fest e lá todo mundo vai poder participar e ter a experiencia de saber como é o mundo da bike, desde trocar um pneu até a vida do atleta de alto rendimento”, acrescentou o atleta da audax. 

O The Bike Fest acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 de agosto, sábado, no Araxá Bike, localizado na zona rural de Teresina. 

 

 


Pâmella Maranhão
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais