Cidadeverde.com

Defesa Civil fiscaliza abastecimento de água por caminhões-pipa no semiárido

Imprimir

Foto:Ascom/DefesaCivil

Equipes da Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec) intensificam a fiscalização ao abastecimento de água realizado por carro-pipa em municípios localizados no semiárido piauiense. O objetivo da ação é acompanhar a regularidade na distribuição, além de atestar a qualidade do produto ofertado às famílias em cinco municípios no Sul do Estado.

Foram visitadas as cidades de Alagoinha, Francisco Macedo, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito e Vila Nova do Piauí, localizadas nos Territórios de Desenvolvimento Chapada Vale do Rio Itaim e Vale do Rio Guaribas, ambos próximos à divisa com o Estado do Pernambuco. Ao todo, 15 veículos atuam no abastecimento desta região.

Durante o monitoramento, os técnicos avaliam ainda as condições das cisternas que armazenam água e também entrevistam famílias beneficiadas. “O caminhão abastece cisternas que possuem capacidade para 16 mil litros cada uma, que garante consumo para cerca de 45 dias. A água ofertada deve vir exclusivamente de poços e a análise da qualidade é feita pelo Lacen”, explica André Fontenele, coordenador dos Conselhos Municipais da Defesa Civil.

Com exceção de Vila Nova do Piauí, todas as cidades visitadas estão sob Decreto de Emergência reconhecidos pelo Governo do Estado. Na próxima semana, as equipes da Sedec estarão em mais quatro municípios para conferir in loco a ação dos caminhões-pipa nas comunidades do semiárido.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais