Cidadeverde.com
Geral

Fiocruz faz sequenciamento genético de piauiense para confirmar variante Delta

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou, nesta quarta-feira (18), que já enviou à Fiocruz  amostras colhidas no paciente de 69 anos que está internado no hospital Unimed Primavera, em Teresina, com suspeita de está com a variante Delta do coronavírus. 

Por meio da Gerência Estadual de Epidemiologia,  a Sesapi esclarece que  as amostras passarão por sequenciamento genético e somente após esse exame será possível comprovar se é um caso confirmado da variante Delta.  

A Sesapi informou que o paciente de iniciais J.G.A, de 69 anos, natural de São João do Piauí, já está imunizado com duas doses da vacina Coronavac e apresentou sintomas da Covid-19 depois de participar de um curso em Ribeirão Preto (SP) onde a variante circula. 

Antes de participar do curso, o paciente realizou exame de orofaringe e deu negativo para Covid, mas um colega que estava no mesmo treinamento positivou para a doença.  

Segundo a Sesapi, no último dia 7 de agosto o paciente retornou para o município de São João do Piauí e dia 9 começou a apresentar sintomas como obstrução nasal, dores no corpo e cefaleia. Foi feito exame de orofaringe com resultado positivo para Covid, sendo medicado por profissionais do município.

Ainda de acordo com a Sesapi, no dia 11 de agosto o paciente apresentou tosse e deficiência respiratória, sendo encaminhado ao município de São Raimundo Nonato para fazer uma tomografia, onde o resultado apontou 25% de comprometimento pulmonar. Dia 15 de agosto ele foi encaminhado a Teresina, ainda com quadro de falta de ar, sendo internado no hospital da Unimed. 

No próprio hospital foi feita a coleta do material para PCR e encaminhado ao Lacen. A amostra foi enviada à Fiocruz para sequenciamento, como medida de segurança.

A Gerente Estadual de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, manteve contato com a esposa do paciente em São João do Piauí e confirmou que ela e o técnico da empresa que estiveram em contato com o paciente também testaram positivo para a Covid. 

“Como o paciente esteve em um Estado com circulação da variante Delta, solicitamos que a Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí fizesse a coleta do sangue da esposa e do motorista da empresa do paciente e encaminhasse ao Lacen para avaliar a possibilidade de fazer também o sequenciamento deles”, esclarece Amélia.

O Hospital Unimed ainda informou que o paciente testado para a variante está em isolamento e estável e divulgou a seguinte nota:

 

 

 

 


Izabella Pimentel
[email protected]

Imprimir