Cidadeverde.com

Operação prende 15 pessoas por crimes de feminicídio e violência contra mulher

Imprimir

Foto: Ascom/SSP

Atualizadas ás 11:10

A Operação Agosto Lilás, deflagrada na manhã desta quinta-feira (19) pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) já cumpriu 15 mandados de prisão nos municípios de Teresina, Parnaíba e Piripiri contra suspeitos de crimes de violência contra a mulher. 

A delegada do Departamento de Proteção à Mulher, Bruna Verena, destaca que os presos são suspeitos de vários crimes como lesão corporal, injúria e ameaça.

“Já temos 15 mandados de prisão cumpridos e são agressores que tem como vítima as mulheres, violência doméstica e familiar. E a gente tem vários crimes como por exemplo lesão corporal, injúria, ameaça nesse contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher”, explica a delegada.

Foto: Dantércio Cardoso

Além da operação de hoje, o Departamento de Proteção à Mulher integrará nos próximos 30 dias a operação Maria da Penha, uma ação nacional do Ministério da Justiça pela intesificação dos trabalhos em defesa as mulheres vítimas de violência doméstica. 

“A partir de amanhã de 20 de agosto a 20 de setembro, nós estamos com a operação Maria da Penha, que é uma operação Nacional orquestrada pela Ministério da Justiça e que é um mês de intensificação dos trabalhos da defesa dessa mulher vítima de violência", ressalta Bruna Verena. 

A delegada ainda destaca que as ações da operação são um alerta a sociedade sobre a importância das denúncias desses tipos de crime.

“Nós encerramos essa operação hoje e amanhã a gente já começa um novo ciclo com a operação Maria da Penha, tudo isso para chamar a atenção da sociedade que é importante que as mulheres prestem ocorrência, registrem o BO, façam a denúncia. A gente mostra hoje que todos esses agressores que estão sendo presos, são resultados das mulheres que foram até a delegacia denunciar”, finaliza Bruna Verena. 

A Operação

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou na manhã desta quinta-feira (19) a operação Agosto Lilás, para cumprir 21 mandados de prisão nos municípios de Parnaíba, Piripiri e Teresina, contra acusados de crimes como feminicídio, estupro, lesão corporal e ameaça.  

O secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, destacou a ação integrada com todas as intituições do estado e que está em Parnaíba acompanhando as prisões.  

"Estamos firmes e fortes nessa autuação, para fazer com que essas pessoas permaneçam mais tempo na cadeia", destaca o secretário. 

A operação conta com o apoio da DECAP – Delegacia Estadual de Capturas; Força Tarefa da SSP-PI; Departamento Estadual de Proteção à Mulher; Delegacia da Mulher de Teresina - Sul; Delegacia Regional de Parnaíba; Delegacia de Combate ao Homicídio, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba; Delegacia da Mulher de Parnaíba; Delegacia de Luís Correia; 2º Batalhão da Polícia Militar e o GAECIM- Grupo de Atendimento Especializado à Criança, ao Idoso e à Mulher.

O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ele foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 e que, em 2021, completou 15 anos.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais