Cidadeverde.com

Teresina deve receber mais doses de compensação, diz Gilberto

Imprimir

 


O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, destacou nesta quinta-feira(19) que, além das 40 mil doses extras enviadas pelo Ministério da Saúde como compensação, Teresina ainda deverá receber mais vacinas como forma de corrigir distorções relacionadas ao Plano Nacional de Imunização. A ideia é que nos próximos dias mais faixas etárias sejam anunciadas para vacinação na capital.

"O Ministério da Saúde admitiu que houve erro na distribuição, que os percentuais não foram equitativos, equivalentes  a cada população. Agora eles estão nessa tentativa de corrigir. Com  certeza, nós deveremos  receber bem maior numero de doses e isso nos permitirá avançar, baixar essa idade o mais rápido possível", explicou Gilberto. 
 
Gilberto Albuquerque ainda garantiu que todas as pessoas que fizeram o agendamento têm a garantia de receber a vacina contra a covid-19 em Teresina. Ontem (18) o site 'Vacina Já' foi reaberto para o agendamento do público acima de 25 anos, possibilitando um avanço de seis faixas etárias na campanha de vacinação na capital. 

"O sistema de agendamento tem um limite de recebimento por hora e segue ainda aberto até que a gente complete o total de doses que nós temos disponíveis hoje. Se alguém não pegar dessas doses atuais, pode ficar tranquilo,porque as próximas que chegarem são para completar exatamente essa faixa etária", destacou o presidente da FMS.

Drive-thru 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde ainda esclareceu o motivo das doses estarem sendo aplicadas somente por agendamento. Ele destaca que o público que realizou o agendamento nos últimos dias irá receber a vacina da Pfizer,que precisa de condições especiais no momento da aplicação. 

"A Janssen e a Pfizer só podem ser aplicadas em salas específicas, porque tem uma acomodação diferente dos pacientes, o tempo de espera, precisa ter uma equipe médica de apoio e estrutura de temperatura mais baixa", ressaltou. 

 

Natanael Souza
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais