Cidadeverde.com

García Márquez vai parar de escrever, diz agente literária

Imprimir

A agente literária Carmen Balcells, uma das mais atuantes no meio literário de língua espanhola, previu o silêncio definitivo do escritor colombiano Gabriel García Márquez, 82, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

García Márquez, que no mês
passado declarou que escrever
"dá muito trabalho"
 
"Acho que García Márquez não voltará a escrever nunca mais", disse Balcells em entrevista ao jornal chileno "La Tercera", na qual afirmou que o escritor representava 36,2 % do faturamento de sua agência literária.

O escritor Gerald Martin, autor da única biografia autorizada de García Márquez, concordou com Balcells.

"Eu também acho que (García Márquez) não escreverá mais livros, mas isso não me parece lamentável. Como escritor, foi seu destino ter uma trajetória literária totalmente coerente", declarou Martin.

No mês passado, durante a Feira do Livro de Guadalajara, no México, o autor de "Cem Anos de Solidão" chegou a declarar que "escrever livros dá trabalho".

Segundo Martin, García Márquez tem alguns livros completos guardados, mas ainda não decidiu se vai ou não publicá-los.

O próprio escritor não se manifestou sobre as declarações. No final do ano passado, um amigo próximo, Plinio Apuleyo Mendoza, revelou que García Marquez havia começado a escrever um novo livro, que contaria uma história de amor.

"Ele tem quatro versões do livro e me disse que está selecionando o melhor de cada uma delas", disse à época Apuleyo Mendoza ao jornal britânico "The Guardian".
 
 
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: