Cidadeverde.com

Governador diz que existiu tentativa de barrar empréstimo de R$ 800 milhões para o Piauí

Imprimir

Foto: RobertaAline

O governador Wellington Dias afirma que existiu uma tentativa de barrar a liberação de empréstimo no valor de R$ 800 milhões firmado pelo governo do estado com o Banco do Brasil. Evitando falar sobre disputas políticas com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governador afirma que “não é razoável trabalhar contra investimentos para o nosso povo”. 

Ele comemorou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que autorizou a liberação do empréstimo. Wellington Dias afirma que o Piauí possui condições de crédito com o aval da União. 

“É uma decisão importante, que protege os interesses do povo com base na Constituição, que coloca um pacto federativo em que os estados têm uma relação com o poder central, mas também com autonomia. Aqui temos uma legislação que assegura as condições de crédito, inclusive com o aval da União, e depois que o Piauí celebrou um contrato com o Banco do Brasil, aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional e pela Secretaria Nacional da Fazenda, queriam negar a liberação desse crédito para investimentos no Piauí e não é razoável trabalhar contra investimentos para o nosso povo. A decisão do Supremo decidiu pelo cumprimento das constituição e mais investimentos para o nosso estado”, explicou Wellington Dias.

De acordo com o documento, assinado pela Procuradoria Geral do Estado, após a aprovação do financiamento no último dia 3 de agosto, a União editou e publicou uma portaria no dia 4 de agosto, que resultou no trancamento da tramitação do contrato. No entanto, o Estado do Piauí ganhou uma ação movida contra a União para a liberação dos recursos, que serão destinados para investimentos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, infraestrutura rodoviária, saneamento básico e infraestrutura hídrica.

Lídia Brito
Com informações da Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais