Cidadeverde.com

Integrantes do COE fazem alerta para aumento de casos da Covid em Teresina

Imprimir

Integrantes do Centro de Operações Emergenciais (COE) fazem alerta sobre o aumento de casos da Covid-19 em Teresina. Segundo o boletim epidemiológico, os números confirmados subiram 34%, a positividade dos testes RT-PCR, que indicam a contaminação do vírus, também aumentou de 11% para 23% e a demanda por eles chegou a 116% de uma semana para outra.

Os dados são da 34ª Semana Epidemiológica, correspondente a semana do dia 22 a 28 de agosto. Ainda de acordo com os números, no intervalo de sete dias, as internações por Covid-19 aumentaram em 17%.

O COE também relatou que o índice que detecta a transmissibilidade do vírus da Covid subiu para mais de 1%. Segundo o Centro de Operações Emergenciais, o ideal é que esse valor esteja abaixo de 1%.

O infectologista e coordenador médico do COE da FMS Teresina, Walfrido Salmito, explica sobre a análise dessa última semana.

“A gente se preocupa com esses dados de aumento porque vinha em decréscimo nas últimas doze semanas. Pode ser reflexo de várias situações, mas a gente acredita, especialmente, que seja relacionado ao comportamento das pessoas em não cumprirem rigorosamente os protocolos de segurança”, analisa o coordenador do COE. 

Walfrido Salmito ressalta ainda a preocupação com os dados de crescimento.

“Nosso alerta é de preocupação com o aumento de casos que pode gerar demanda por leitos e se repetir o que já vimos em fases anteriores da pandemia. Se chegarmos a índices maiores e chegarmos a 90% a 100% da nossa capacidade de atendimento não teremos outra opção que não seja retroceder nessas medidas atuais", destaca o infectologista. 

O infectologista orienta também sobre os cuidados para evitar a contaminação como o uso de máscara facial, evitar aglomerações, entre outras medidas. 

“Estamos tentando conscientizar sobre a necessidade de se manter os protocolos apesar da vacina em estágio avançados. Já vimos em alguns países que com vacinação avançada tiveram que retroceder. Pedimos que todos usem máscara facial, evitem aglomeração e façam a limpeza das mãos com frequência”, alerta Salmito. 

 

Rebeca Lima 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais