Cidadeverde.com
Geral

Centro vai acolher idosos que já passaram por violência e prevenir violação de direitos

Imprimir

Fotos: Dantércio Cardoso

Com capacidade para atender até 220 idosos, Teresina ganhou nesta segunda-feira (30), o Centro de Valorização da Pessoa Idosa, localizado no Bairro Angelim, zona Sul da capital. No local serão ofertados dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência Jatobá.

No Centro de Convivência "Jatobá", as ações são voltadas para o fortalecimento dos vínculos familiares e prevenção de situações de violação de direitos. Já no Centro Dia "Jequitibá", as atividades são para pessoas idosas que já vivenciaram algum tipo de violência e que precisam de atenção especializada.

Segundo o Prefeito Dr. Pessoa, o Centro de Valorização vai atender a população idosa durante o dia, com atividades que envolvem profissionais como: psicólogos, terapeutas ocupacionais, cuidadores e alimentação balanceada. “A pessoa idosa vem de manhã, tem café da manhã, almoço, lanche, além de cuidados com a saúde e oficina, para que ela possa desenvolver a parte física e psíquica”, ressaltou.

Já para Aline Teixeira, secretária executiva do Suas/Semcaspi, a inauguração é importante para fortalecer as ações de políticas de assistência social no território. “Estamos inaugurando o Centro de Valorização da Pessoa Idosa, agregando os serviços da proteção social básica, e da proteção social especial. O centro de convivência vai estar com serviço de fortalecimento de vínculos, prevenindo situações de violência e violação de direitos dessas pessoas em sua família”, destacou.

O Centro de Valorização da Pessoa Idosa está localizado na Avenida Jatobá, nº 9211, no Bairro Angelim I.

“No Centro de Valorização da Pessoa Idosa, vamos compartilhar a proteção básica e a proteção especial. Estes idosos irão se encontrar nas atividades e teremos profissionais de saúde, nutrição, de terapias ocupacionais, atividade físicas e lúdicas. Os idosos para o Centro de Convivência são referenciados pelos Cras, já os do Centro Dia, são os referenciados pelos Creas”, explica Socorro Bento, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semcaspi.

Para mais informações: Creas Sul: (86) 3223-0712

Da Redação
[email protected]

Tags: CentroIdosos
Imprimir