Cidadeverde.com

Fogo avança em direção ao Cânion do rio Poti e bombeiros fazem alerta

Imprimir

 


As equipes do Corpo de Bombeiros deslocadas de Teresina iniciaram na noite de ontem (30) as ações de combate ao incêndio que atinge municípios na divisa entre o Piauí e o Ceará há pelo menos sete dias. Com auxílio de drones e imagens de satélite, as equipes conseguiram identificar os pontos mais críticos onde o trabalho foi reforçado, e também identificaram o avanço das chamas em direção à região do Cânio do rio Poti.

Vídeos gravados pelas equipes mostram o trabalho realizado durante a madrugada e as dificuldades encontradas no controle das chamas.

De acordo com o tenente coronel Costa, comandante operacional do Corpo de Bombeiros, que coordena os trabalhos na região, as equipes conseguiram evitar que o fogo chegasse até a comunidade Bom Princípio, na zona rural de Milton Brandão. Segundo ele, a preocupação agora é com o avanço das chamas em direção a Buriti dos Montes e à região onde fica localizado o Cânion do rio Poti. 

“O combate evitou a propagação dessa linha de fogo em direção a Milton Brandão, entretanto é uma linha muito grande e ela está agora em direção a Buriti dos Montes e também ao parque do Cânion do Poti. Esse foi o nosso grande objetivo. Iniciamos a operação ontem à noite e finalizamos por volta de 3h da manhã”, disse o tenente coronel, em entrevista ao repórter Ney Silva, da Rádio Cidade Verde de Pedro II.

Ainda de acordo com ele, as caraterísticas ambientais da região são fatores que potencializam o avanço das chamas. 

“Existem aceiros naturais, que são passagens de rios, estradas. Um fator que nos preocupa muito é em relação aos ventos. A Semar nos fornece informações com imagens de satélite e também sobre a velocidade do vento. Ontem a velocidade na região chegou a 13 quilômetros por hora. Esse foco de incêndio cresce, evolui muito rápido pelas características da região”, destacou. 

Foto: Corpo de Bombeiros 

Imagem feita através de drone 

 

Por causa do avanço do fogo, ainda não há previsão de quando o incêndio estará completamente controlado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o foco agora é garantir a segurança dos moradores e evitar que o fogo atinja comunidades. 

“Nós estamos monitorando esse foco de incêndio que foi debelado ontem. Agora estamos com equipe monitorando para ver que direção ele está seguindo. Se tudo estiver correto, a gente segue também para Buriti dos Montes, porque lá tem uma frente de incêndio também muito grande”, informou o tenente coronel Costa. 

 

 


Natanael Souza
Com informações da Rádio Cidade Verde Pedro II
[email protected] 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais