Cidadeverde.com

Na paracanoagem, Luís Carlos começa disputa por medalhas em Tóquio hoje

Imprimir

Foto: Marcio Rodrigues/CPB

O piauiense Luís Carlos Cardoso cairá nas águas de Tóquio pelos Jogos Paralímpicos. O canoísta começa as disputas na noite de hoje (1°) por volta das 21h30min na categoria KL1 (caiaque). Luís Carlos bateu na trave no ano do Rio de Janeiro quando ficou em quarto lugar e por seis centésimos não conseguir estar no pódio. Para sua segunda participação paralímpica o caminho não foi fácil principalmente devido a pandemia, mas chega como favorito em suas duas provas – caiaque e canoa. 

“Estou muito feliz em estar na minha segunda paralímpiada e agora ter oportunidade de disputar em duas categorias (caiaque e canoa) e com esperança e intenção de estar no pódio nas duas, mas claro agradecendo a Deus, pois todo o trabalho já foi bem feito e dizer que me dediquei muito, trabalhei bastante para chegar aqui e ter bons resultados”, contou Luís Carlos. 

Luís Carlos intensificou ainda mais seus treinamentos na reta final de viajar para Tóquio, e está a quase um mês fora do Brasil e fazendo treinos em locais fora do país e para ele isso facilitou até mesmo a adaptação para a prova no Japão. 

“Aqui (Tóquio) muda muito. Tem dias que dá uma calmaria, tem dias que as águas estão com uma ventania enorme, e ao mesmo tem diferenças também de raias exatamente por conta dessa questão dos ventos, mas tudo isso foi trabalhado ao longo dos treinamentos e eu particularmente não tive tantas dificuldades ao chegar aqui”, declarou Luís Carlos. 

Luís Carlos conheceu a canoagem após metade de uma vida dedica a dança e chegou a ser bailarino de varias bandas de forró na região nordeste. Porem foi acometido por uma esquistossomose que se alojou em sua coluna e ficou paraplégico. A mudança radical em sua vida e virada de chave veio através do esporte, da canoagem, o piauiense é o único representante do estado nos jogos Paralímpicos e tem grandes chances nas duas provas- caiaque e canoa (KL1 e VL2 200m). 

O canoísta começa as disputas na noite de hoje (1°) por volta das 21h30min com as fases classificatórias. As provas de canoagem seguem até sexta-feira (3). 

Pâmella Maranhão
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais