Cidadeverde.com

Operação prende suspeitos de roubo, tráfico e homicídios em Teresina

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Atualizada às 10h10

Equipes da Polícia Civil seguem na manhã desta quinta-feira (02) em busca do cumprimento do último mandado de prisão por homicídio da terceira fase da operação Cerco Fechado III. Até o momento sete pessoas foram presas e outros dois suspeitos não foram encontrados. 

Segundo o titular da Delegacia de Capturas do Piauí (Dicap), delegada Willame Moraes, as prisões não tem relação entre si.

“Dos 10 mandandos de prisão, oito são de roubo qualificado, aquele roubo que existe um agravante maior, e eles não tem vinculação entre si”, explica o titular. 

Ainda de acordo com o delegado, a operação busca evitar que os suspeitos continuem cometendo novos crimes. 

“As duas fases anteriores tinham o objetivo de previnir crimes, eram ações preventivas, e dessa vez a gente tentou ampliar com o objetivo de prender gente. O objetivo agora é reprimir o crime porque essas pessoas comentaram o crime e se encontravam foragidos, quando a gente prende, além dele ser punido pelo o que ele fez, a gente vai evitar que cometa novos crimes”, ressalta Willame Moraes.  

Ainda segundo o titular da Dicap, novas fases da operação Cerco Fechado devem ocorrer na capital. Além dos mandados de prisão, também devem ser cumpridos de busca e apreensão.

“A gente começou só com ação preventiva, agora a gente tá com ação repressiva e a tendência é juntar esses dois objetivos de forma concomitante, essa deve ser a quarta etapa e vamos também cumprir mandados de busca e apreensão. ”, finaliza o delegado.

 

 

A Polícia Civil cumpre 10 mandados de prisão na manhã desta quinta-feira (02) em Teresina durante os trabalhos da nova fase da operação ‘Cerco Fechado’, coordenada pela Divisão de Capturas (Dicap). Os alvos são suspeitos de praticar crimes violentos, como roubos e homicídios.

Até às 7h da manhã, sete mandados já haviam sido cumpridos. As equipes continuam em campo para efetuar as outras três prisões previstas. 

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, o objetivo da ação é reduzir os indicadores de violência. “A meta é reduzir os indicadores de violência, principalmente na cidade de Teresina, que responde pela maioria desses indicadores. Essa é a terceira fase dessa operação. Hoje nós estamos cumprindo esses dez mandados de prisão, são pessoas acusadas por roubo, tráfico, homicídio. São pessoas perigosas, que estavam oferecendo risco à sociedade e agora estarão dentro do sistema prisional”, destacou. 

Ainda de acordo com o secretário, a maioria dos alvos da operação de hoje são pessoas que já possuem condenações na justiça. “São pessoas que já vem respondendo a vários processos judiciais. Esses mandados foram expedidos porque já são pessoas condenadas pelo poder judiciário”, explicou. 

Além da Dicap, a operação Cerco Fechado também contam com apoio de equipes da Força Tarefa da Secretaria de Segurança, Greco, Grupo de Apoio Operacional-GAO  e Polícia Militar.

A primeira e segunda fase da Operação Cerco Fechado foram realizadas nos dias 14 e 21 de agosto deste ano, com a realização de barreiras, bloqueios e fiscalizações onde mais de 1.000 veículos, entre carros e motocicletas, foram vistoriados por policiais civis em todas as regiões da capital, garantindo maior segurança à toda sociedade.

 

Natanael Souza e Rebeca Lima 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais