Cidadeverde.com
Últimas

Inscrições encerram e 19 advogados disputam vaga de desembargador do Tribunal de Justiça

Imprimir

Foto: Site OAB-PI

Dezenove advogados vão disputar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). O prazo de inscrição terminou às 18h desta segunda-feira, 6. A vaga é do Quinto Constitucional e é indicação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Após as homologações das inscrições, a Comissão Eleitoral formada por três membros titulares e três suplentes marcará a data da eleição. 

Para participar, o advogado precisa ser ficha limpa; apresentar certidões negativas; não ter sanções disciplinares na OAB e a apresentar termo de compromisso de defesa da moralidade administrativa.

Cerca de 10 mil advogados estão aptos a votar. No pleito serão definidos 12 nomes, que serão enviados ao Conselho da Ordem para a formação da lista sêxtupla.

Com a lista sêxtupla formada, os nomes são encaminhados ao TJ para a escolha de 3 candidatos. 

A lista tríplice é enviada ao governador Welington Dias (PT), que define o novo magistrado, que ocupará a vaga do desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho.

No dia 15 de outubro deste ano, o desembargador Luiz Gonzaga completará 75 anos e terá aposentadoria compulsória.

O presidente da comissão eleitoral, advogado Antonio Wilson informou que a previsão é da eleição ocorrer na primeira quinzena de outubro.

“Vamos analisar as documentações e fazer as homologações. Daremos também prazos para recursos para as partes e terceiros”, disse Antonio Wilson. 

 

 

 

Herlon Moraes
[email protected]

Imprimir