Cidadeverde.com

Piauí receberá mais um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Imprimir

Foto: Ccom

O Piauí deve receber mais um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Nessa quinta-feira (16). O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu na tarde desta quinta-feira (16) a Coordenadora Nacional de Saúde do Trabalhador, Flávia Nogueira e Ferreira, juntamente com sua equipe para tratar sobre o assunto.

Segundo Flávia Nogueira, a ação faz parte do projeto de fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Piauí conta com uma Rede Integrada de Serviços para a Saúde do Trabalhador que tem como suporte técnico os Centros de Referências em Saúde do Trabalhador (Cerest). O estado conta com o Cerest estadual que cobre algumas regiões de saúde como Picos, Parnaíba, Bom Jesus e o Rural que fica em Uruçuí. Para fortalecer ainda mais os atendimentos a coordenação geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, está habilitando mais um Cerest no estado do Piauí, que irá atender a região de saúde entre rios com sede em Teresina sob a gestão estadual”, explica.

A ideia é que até o próximo ano este Cerest já esteja funcionando e realizando as ações de vigilância em saúde do trabalhador, oferecendo consultas com vários especialistas em saúde do trabalhador, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, para realizarem investigação da relação de doenças e agravos com o trabalho, além de oferecer os encaminhamentos necessários para que os trabalhadores realizem o tratamento médico caso necessário.

“Esse atendimento irá representar e cobrir os municípios que ainda não possuem a cobertura de um Cerest regional e que contavam apenas com o serviço dos municípios. Este novo Cerest vem para promover a retaguarda técnica oferecendo um serviço de excelência para que os trabalhadores possam recorrer caso precisem de apoio de saúde do trabalhador”, destaca Florentino Neto, secretário Estadual de Saúde.

O serviço também irá ofertar vigilância de ambientes e processos de trabalho realizando inspeções sanitárias em saúde do trabalhador, onde as equipes vão aos ambientes e processos de trabalho, verificar os riscos ocupacionais, que podem ter alguma consequência para a saúde do trabalhador, oferecendo recomendações para as empresas, como uma consultoria do SUS para melhorar a saúde dos trabalhadores nos ambientes de trabalho, além disso faz toda parte de treinamento de saúde do trabalhador e vigilância em saúde do trabalhador para os profissionais do SUS, seja da atenção básica, hospitais e as outras vigilâncias.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais