Cidadeverde.com

Dia Mundial da Retina: conheça as principais doenças da visão

Imprimir

 

Na próxima quarta-feira, dia 29 de setembro, é o dia mundial da retina, uma camada fina de tecido nervoso sensível à luz localizada no interior do olho. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância dessa membrana na saúde visual das pessoas.

No programa ‘Vida Saudável’ deste sábado (25), a oftalmologista Graziela Viana falou sobre os alertas envolvendo as principais doenças da retina. Segundo ela, o surgimento do adoecimento  vai depender da faixa etária do paciente. (Assista no vídeo acima)

"Tem diversas doenças que podem acometer a retina. Em prematuros pode surgir a retinopatia da prematuridade e nos diabéticos a retinopatia diabética, que pode causar a cegueira irreversível. Essa última atinge os vasos da retina que sofrem alterações por conta do má controle glicêmico do paciente e isso pode muitas outras alterações. Em algumas delas conseguimos até tratar, mas em outras não", disse.


Foto: Josy Neves


Graziela também falou sobre o descolamento da retina, uma das urgências oftalmológicas mais conhecidas. De acordo com ela, é um problema grave e que sem tratamento, o paciente pode ter danos permanentes na visão.

“Se não tratada, o paciente pode ficar cego. Existem várias causas e tipos de descolamento, mas é muito comum encontrarmos em pessoas míopes. Por isso a importância em ir sempre ao oftalmologista, mesmo que você não sinta nada. Somente o especialista vai determinar e olhar se você precisa ou não fazer exames para detectar determinadas alterações”, finalizou.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais