Cidadeverde.com
Últimas

Piauí bate recorde de detentos inscritos no Enem PPL

Imprimir

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) conseguiu inscrever 1.090 detentos e detentas no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade 2021 (Enem PPL), superando os 680 inscritos em 2020, representando um crescimento de 60,3%. A aplicação das provas está programada para os dias 11 e 12 de janeiro de 2022.

A coordenadora de Educação Prisional da Sejus, Jussyara Valente, comemora o resultado positivo e acredita que este crescimento é fruto do interesse do interno em recomeçar sua história por meio da educação. “Este ano, as 17 unidades prisionais do Piauí conseguiram aderir ao Exame. Com isso, nós conseguimos inscrever 1.090 reeducandos, superando o número de inscritos do ano passado. O Enem tem crescido bastante dentro das unidades penais do nosso Estado. A cada ano temos observado a busca dos internos para a adesão do certame, não só pela remição de pena, mas também pela oportunidade de inserção ao ensino superior. Temos muitos exemplos de ex-detentos que se ressocializaram, conseguiram vagas em universidades e estão vivendo uma nova vida”, completa.

A prova do Enem PPL possui um grau de dificuldade semelhante ao Enem regular. Durante todo o ano, os reeducandos participam de revisões realizadas nas 17 penitenciárias do Piauí. As revisões são realizadas por meio de parceria entre a Sejus e a Secretaria da Educação (Seduc). No Exame, a cada 450 pontos obtidos, o reeducando ganha o direito a 100 dias de remição de pena.

“Por meio da parceria com a Seduc, nós estamos conseguindo aumentar a oferta de ensino dentro das unidades prisionais, dando todo o apoio e suporte para que os reeducandos possam ter a oportunidade de fazer uma boa prova. Estamos confiantes que teremos muitas aprovações”, finalizou a coordenadora de ensino.

Piauí segundo lugar em número de inscritos no Encceja PPL

Além do Enem PPL, também são ofertados outros programas de educação e profissionalização no sistema prisional. Um destes programas é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL).

Este ano, o Piauí conquistou o segundo lugar, dentre os estados brasileiros, com 1.300 reeducandos inscritos no Encceja. O ranking foi divulgado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de outubro deste ano.

Da Redação
[email protected]

Tags: PPLSejus
Imprimir