Cidadeverde.com

Alongamento: prática exige alguns cuidados para preservar a saúde

Imprimir


Foto: Folhapress

Primeiro passo é verificar qual a real necessidade para evitar determinados movimentos desnecessários

 

Praticar atividade física regularmente é importante parar preservar a qualidade de vida. Alongar, aliás, faz parte de qualquer rotina de exercícios. Entretanto, até mesmo essa prática exige alguns cuidados para preservar a saúde. Por isso, é importante contar com a ajuda de um especialista e seguir corretamente as orientações.

Em linhas gerais, pode-se optar pela prática de alongamentos leves, mas sempre respeitando a amplitude de movimento da pessoa. Ao ultrapassar esse limite, o alongamento é considerado pesado.

Dessa forma, o primeiro passo é verificar qual a real necessidade para evitar determinados movimentos desnecessários, que podem prejudicar a saúde do praticante.


Orientações

Os exercícios devem ser direcionados para a atividade que o indivíduo praticará. É importante relacionar os exercícios de alongamento com a atividade praticada.

Por exemplo: as pessoas que costumam correr devem fazer um trabalho específico com essa prática, sempre com a orientação de um especialista.

Também é necessário não confundir aquecimento com alongamento. O objetivo do primeiro é preparar a fibra muscular para o esforço, aumentando sua vascularização. Já o segundo não prepara necessariamente para o esforço.

Antes da atividade física, portanto, o mais indicado é optar pelo aquecimento. Se for alongar, faça exercícios leves, que funcionem como uma espécie de aquecimento.

Por fim, lembre-se de sempre contar com a ajuda de um profissional especializado. Além disso, consulte regularmente um médico para as avaliações necessárias, assim como priorize um cardápio saudável.


Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais