Cidadeverde.com

Drogaria Globo oferece testes e serviços de atenção básica; convidado explica

Imprimir


A tecnologia vem auxiliando cada vez mais os atendimentos à saúde e a pandemia da Covid-19 acelerou o processo. As teleconsultas e os aplicativos para celular - que acompanham o tempo de gestação ou a quantidade de água ingerida – são exemplos de como esse tipo de serviço pode melhorar o dia a dia das pessoas.

Diante desse avanço, também surgiu a necessidade das farmácias ampliarem atendimentos que antes eram oferecidos somente em clínicas e hospitais. A Drogaria Globo, por exemplo, está com um novo formato: uma plataforma digital que auxilia pacientes que precisam monitorar a pressão arterial e a glicemia. (Assista o vídeo acima)

Segundo o coordenador da rede, Luiz José de Oliveira Júnior, o farmacêutico é um profissional de saúde cada vez mais clínico e, por isso, a Drograria Globo deixou de ser apenas um ponto de venda para se tornar um ponto de cuidado.

“Hoje há regulamentações que liberam a atividade clínica do farmacêutico. (..) Nós conseguimos oferecer à população consultas, exames de atenção básica e gerenciar determinadas patologias. (..) Se o cidadão tem dificuldade de conseguir uma consulta no postinho, o farmacêutico vai estar lá para dar o primeiro suporte. (..) É um ponto de saúde que tem hoje por competência tecnológica a finalidade de triagem”, falou.

Além dos testes de covid, pressão arterial e glicemia, a drogaria também passa a oferecer o BETA HCG (teste de gravidez) e o PSA (teste de rastreamento do câncer de próstata).

“O paciente consegue ir até a farmácia e fazer testes para verificar se tem determinadas patologias. (..) vendo alguma alteração na triagem, o farmacêutico consegue encaminhá-lo ao médico, nutricionista ou a um profissional de saúde que melhor convir, de acordo com as análises que são realizadas", disse o coordenador.

Luiz José de Oliveira Júnior também alertou que esse é um modelo de saúde importado dos Estados Unidos, onde as farmácias são verdadeiras clínicas, mas nunca substituindo o médico.

"Seja para um teste rápido de covid, de perfil lipídico ou glicêmico, seja para verificar pressão arterial, o objetivo sempre é orientar o paciente e encaminhá-lo ao profissional de saúde com competência para fazer o diagnóstico, prescrever o exame laboratorial e dar a prescrição correta", contou.


Novo aplicativo

A influência da tecnologia fez também com que a Drogaria Globo lançasse um app gratuito de gerenciamento da saúde do paciente: o 'Clinicar'.

“Após passar pela consulta com o farmacêutico na Drogaria Globo, o cadastro do paciente é feito e, após isso, ele já pode baixar o aplicativo 'Clinicar' na loja virtual do celular. Com esse app, o paciente vai acompanhar o histórico dele na drograria e os laudos de saúde”, pontuou o coordenador.

O app pode ser acessado de qualquer smartphone, tablet ou computador e está disponível para Android e iOS.


Jaquelny Siqueira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais