Cidadeverde.com

Uso de óculos de sol ajuda a prevenir doenças oculares

Imprimir


Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

A proteção é fundamental para o bloqueio dos raios ultravioletas, conhecidos pela sigla UV


A exposição do teresinense aos raios solares acontece durante todo o ano, mas durante o B-R-O Bró é intensificada. Por isso, além de cuidar da pele, é preciso proteger também os olhos. Uma das maneiras é uso de óculos de sol. Porém é necessário ficar atento à qualidade do produto, pois utilizar óculos sem a proteção adequada pode agravar doenças oculares.

A proteção é fundamental para o bloqueio dos raios ultravioletas, conhecidos pela sigla UV. O excesso de exposição a esses raios pode causar diversas doenças, como a catarata, pterígio e até determinados tipos de câncer nos olhos.  

“A longo prazo, os raios UV podem causar câncer de pele, incluindo nas pálpebras. Outro dano que pode ocorrer é na mácula, uma região da retina responsável pela visão central, induzindo à catarata e degeneração macular relacionada à idade. Os raios UV também ajudam na formação de pterígio, entre outras doenças. Por isso, a proteção dos olhos com uso de óculos escuros é essencial e deve começar ainda na infância", explica o oftalmologista Mateus Vilar. 

O profissional dá algumas dicas para escolher o óculos ideal. “O mais importante é garantir que as lentes tenham proteção contra raios UV. E isso não é determinado pela cor das lentes e não significa que quanto mais escuras protejam mais. O determinante é a presença dos filtros com bloqueio de raios UVA e UVB, que são subtipos de raios UV. Tanto as lentes escuras quanto as claras devem conter os filtros. O recomendado é proteção de 99-100%, as lentes ainda devem possuir filtro para UV de até 400 nm”, explica.

O especialista ainda acrescenta que os óculos de sol possuem validade e por isso devem ser trocados de acordo com a recomendação do fabricante. “Muitos indicam dois anos de validade. Mas isso depende da quantidade de exposição ao sol, que é alta em nosso clima, e da qualidade do produto. Quanto mais tempo ao sol, mais rápido os óculos vão se desgastar. Isso acontece por que a longa exposição aos raios ultravioleta prejudica o filtro UV presente nas lentes", ressalta.

Além da validade, o oftalmologista orienta que é preciso ficar atento também aos cuidados com o objeto, pois lentes arranhadas podem inviabilizar os benefícios do filtro UV.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais