Cidadeverde.com

Professor e escritor Manoel Paulo Nunes, membro da APL, morre aos 96 anos

Imprimir

Foto: Divulgação/APL 

O professor e escritor Manoel Paulo Nunes, membro da Academia Piauiense de Letras (APL), faleceu na manhã desta quinta-feira (14) em Teresina, aos 96 anos. A informação foi confirmada através de uma nota de pesar divulgada pela APL. 

O escritor estava internado desde o dia 01 de outubro em um hospital particular de Teresina, para tratamento de problemas pulmonares. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. "Ele tinha sido internado no mês passado, em setembro, passou quase um mês, voltou e ficou até hoje, quando faleceu", disse ao Cidadeverde.com o filho do escritor, Paulo Eduardo Nunes. 

Manoel Paulo Nunes deixa quatro filhos, cinco netos e dois bisnetos. 

A nota, assinada pelo presidente da Academia Piauiense de Letras, jornalista Zózimo Tavares, ressalta o legado deixado por Manoel Paulo Nunes, primeiro ocupante da cadeira de número 38 da entidade. 

“O falecimento do Mestre Paulo Nunes, líder de várias gerações, enluta APL e representa uma grande perda para o Piauí, que ele tanto elevou com inteligência e honradez. Ao tempo que expressa o seu profundo pesar à família e aos amigos, enaltece a sua extraordinária contribuição à educação e à cultura, atividades que abraçou desde a sua juventude, exercendo-as por toda a vida, de 96 anos, com devoção, brilho incomum e ética”, diz um trecho da nota de pesar. 

O sepultamento deve acontecer na tarde desta quinta-feira (14), no cemitério Jardim da Ressureição, na zona sudeste de Teresina. 

Nas redes sociais, amigos e familiares publicaram homenagens e destacaram a trajetória de Manoel Paulo Nunes, um dos intelectuais mais respeitados do Piauí. 

Foto: arquivo pessoal

Trajetória

Nascido em Regeneração, em 1925, Manoel Paulo Nunes era bacharel em Direito, professor, conferencista, escritor, crítico literário e jornalista. Foi um dos fundadores da Universidade Federal do Piauí. Presidiu a APL de 1992 a 1995. Presidiu também o Conselho Estadual de Educação por vários mandatos.

O professor Cineas Santos, amigo de Paulo Nunes fez uma homenagem em sua rede social mostrando a grandiosidade do escritor.

Veja outras homenagens:

 

 

 

 

Aguarde mais informações 

 


 
Natanael Souza
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais