Cidadeverde.com

Governadores "chiam" e vôos no Nordeste podem crescer 52%

Imprimir
 
Em Montes Claros/MG, governadores se reuniram com o presidente Lula nesta segunda-feira (6), na décima reunião do Fórum Permanente de Governadores do Nordeste. Na oportunidade, foi assinado o decreto relativo às Zonas de Processamento de Exportação - ZPEs -, além de discutidos o aumento da oferta de vôos para a região em até 52% com a disposição de mais aeronaves.
 
O presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Sudene -,  Paulo Fontana, apresentou a malha aeroviária da região com duas propostas de empresas para incrementar a oferta de vôos. Entre elas, uma com o aumento de 4 a 8 aeronaves para ampliação em até 52% dos trechos para a região. As medidas podem solucionar problemas como a própria reunião do Fórum ocorrida em Teresina, que teve de ser antecipada por falta de vôos.
 
 
 
À tarde, Lula participou da reunião que comemorou os 50 anos da Sudene e assinou o decreto das ZPEs, que estabelece critérios para a criação e administração das zonas, normas de instalação de empresas, e ações de fiscalização, vigilância e controle aduaneiro. Em todo o país, são 17 áreas para empresas produzirem bens destinados à exportação com incentivos tributários, uma delas em Parnaíba.
 
O governador Wellington Dias propôs a prorrogação do prazo de início efetivo das obras das ZPEs já autorizadas. "A lei prevê um prazo até 30 de junho deste ano, mas como elas estão sendo regulamentadas agora, faço essa observação, para que tenhamos, após a publicação do ato, de 12 a 15 meses para a real implantação, evitando assim possíveis prejuízos", disse.
 
Ricardo Stuckert/PR
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: