Cidadeverde.com

Microempreendedores e agricultores familiares são premiados pelo BNB

Imprimir

Foto: Thiago Amaral

Teresina (PI), 18 de outubro de 2021 - O Banco do Nordeste promoveu na última sexta-feira (15), em Teresina, solenidade de entrega da edição estadual do XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças, assim como VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar. Representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Teresina, Legislativo, instituições parceiras e clientes premiados estiveram presentes no evento, voltado para o reconhecimento de empreendedores de destaque da capital e interior do Piauí, que desenvolvem suas atividades com o apoio das linhas de crédito Crediamigo (microfinança urbana), Agroamigo (microfinança rural) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

As seleções das duas premiações, que contemplaram nove clientes do BNB, foram efetivadas por comissões avaliadoras compostas por representantes externos de entidades ligadas aos respectivos segmentos. Senar, Emater, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Fetag selecionaram seis clientes, sendo três do Agroamigo e três de Agricultura Familiar. Já os três empreendedores do Crediamigo foram escolhidos por representantes da Universidade Federal do Piauí, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Sebrae. 

"É momento de alegria, de compartilhar essa premiação, para que possamos multiplicar o crédito qualificado para a agricultura familiar, bem como aumentar a produção de alimentos saudáveis. Temos a clareza da importância de parcerias, como a do Banco do Nordeste, para a execução de políticas públicas no Piauí. Parabenizamos o BNB e os homens e mulheres empreendedores, que acreditam na força da agricultura familiar", ressaltou a secretária de Agricultura Familiar e representante do Governo do Estado no evento, Patrícia Vasconcelos. 

Membro da banca julgadora do Crediamigo e representante da Semdec, José Bringel Filho também enfatizou a extensão da premiação oportunizada pela instituição de fomento. "Ao avaliar os diversos relatos, o crescimento desses empreendedores, percebemos o quanto essa iniciativa de reconhecimento que o Banco do Nordeste realiza é gratificante. Ao contar essas histórias, socializar para a sociedade e instituições participantes os cases, vemos jornadas que muito inspiram outros empreendedores a seguirem com esse relacionamento com o Banco, por meio do Crediamigo, que potencializou seus negócios", observou. 

Um dos homenageados da solenidade foi José Mourão da Silva, cliente Agroamigo. Ele, que iniciou seu relacionamento com a instituição financeira há 17 anos, período no qual trabalhava com cana-de-açúcar, hoje se dedica, em conjunto com sua esposa, igualmente cliente do programa, à caprinocultura, além do trabalho com hortaliças e agricultura, em Boa Hora. "Agradeço ao grande amigo, não só meu, mas de todos os nordestinos, Banco do Nordeste, por todas as oportunidades. Só tenho muito a me orgulhar do BNB", elencou o agraciado, que comercializa toda sua produção no município. 

Ainda na ocasião, o superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, Diogo Martins, reiterou a relevância do reconhecimento aos clientes do Estado, assim como de aplicações de recursos do BNB na economia piauiense. "Agradecemos e reconhecemos o mérito de cada um de vocês, que são espelho para os demais empreendedores dos segmentos contemplados. Nossa gratidão também a todo o nosso corpo funcional e aos nossos parceiros, que estão conosco nessa grande missão. Em 2020, aplicamos R$ 4 bilhões no Estado, montante que representou 13,9% de todas as contratações do Banco do Nordeste, e não temos dúvidas de que superaremos os R$ 5 bilhões este ano, o que evidenciará toda a nossa responsabilidade, nosso compromisso, nosso engajamento com o desenvolvimento dos 224 municípios do Piauí", frisou. 

Confira a seguir todas as categorias das duas premiações, além de agraciados: 

XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças 

Crediamigo: 

  • Inovação e Tecnologia: Thyago Alberto de Paula Leal - Teresina 
  • Produção e Comercialização: Adelma Senhorinha Rodrigues - Paulistana 
  • Empreendedorismo Sustentável: João Francisco de Oliveira Nery - Teresina 

Agroamigo: 

  • Inovação e Tecnologia: Luciano Tolentino de Sousa - Bela Vista do Piauí 
  • Beneficiamento e Comercialização: José Mourão da Silva - Boa Hora 
  • Sustentabilidade: Junyson Camilo da Silva - Água Branca 

VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar 

  • Inovação e Tecnologia: Edson Aires Lima Junior - Água Branca 
  • Beneficiamento e Comercialização: Romildo Gonçalves de Farias - Picos 
  • Sustentabilidade: José de Arêa Soares - Água Branca

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais