Cidadeverde.com

Sesapi aponta 20 municípios com maior risco da população infectar por Covid

Imprimir

Foto: Google Maps 

Curralinhos 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontou os 20 municípios do Piauí com o maior registro de novos casos de Covid-19 nos últimos 14 dias. Os dados são até o dia 25 de outubro de 2021 e Curralinhos, a 89 quilômetros de Teresina, ocupa o primeiro lugar. 

De acordo com a Sesapi, para indicar a posição de cada cidade, é levado em consideração a quantidade de habitantes e o número de novos casos. Na 20º posição está a cidade de Pedro Laurentino, a 496 quilômetros da capital. 

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, essa listagem indica quais a regiões que apresentam a maior possibilidade dos moradores ficarem doentes por Covid-19. 

“São os 20 municípios de maior risco da população adoecer, que representam risco iminente à população de acordo com o crescimento do número de casos dos últimos dias”, esclarece a coordenadora. 

Foto: Sesapi

Amélia Costa explica ainda que ao ser verificado esse risco, a Secretaria de Saúde entra em contato com o município para justificar o motivo desse crescimento de casos. 

“A primeira coisa que a gente faz é ligar para o município, perguntar porque isso está acontecendo e pedir para o município fazer uma investigação”, aponta a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa. 

A coordenadora destaca também que a Sesapi realiza testes para verificar se há circulação de uma nova variante nessas regiões e que a Secretaria se coloca à disposição dessas cidades através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). 

Um levantamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que no período de 09 a 23 de Outubro, 129 cidades do Piauí registraram novos casos. 

Para o pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI, Emidio Matos, apesar dos avanços da vacinação ainda é preciso ficar atento aos municípios que passaram a registrar esse aumento. 

Medidas sanitárias em Curralinhos

A Secretaria Municipal de Saúde de Curralinhos informou ao Cidadeverde.com que no último dia 27 de setembro a cidade estava com 13 casos ativos. Já em 11 de outubro, houve um aumento para 15 casos ativos e nessa segunda-feira (25), o boletim apontou 70 casos ativos no município, um crescimento de 57 casos nos últimos 30 dias.

A secretária de Saúde, Delciana Bonfim, disse que o município vai realizar uma testagem de determinados grupos de pessoas para enviar ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) e que ainda não se sabe o que teria provocado esse crescimento de casos.

“O Estado pediu para a gente fazer uma amostragem de RT-PCR de algumas pessoas e enviar essa testagem de sangue ao Lacen. Estamos sem saber o porque desse crescimento porque nem no pico da pandemia, a cidade não chegou a tantos casos em um tempo muito rápido”, conta Delciana Bonfim.

A Prefeitura de Curralinhos também publicou um decreto com vigência até o dia 31 de outubro suspendendo todas as atividades que envolvam aglomeração e restringindo o funcionamento do comércio até 18h. A Vigilância Sanitária também segue atuando com fiscalizações na cidade.

Veja decreto

Confira lista dos municípios com incidência de casos:

1º Curralinhos
2º Caldeirão Grande do Piauí
3º São João do Canabrava
4º Lagoinha do Piauí
5º São João do Piauí
6º Miguel Leão
7º Simplício Mendes
8º Prata do Piauí
9º Fronteiras
10º Jardim do Mulato 
11º Hugo Napoleão
12º Vera Mendes
13º Agricolândia
14º Itainópolis 
15º Valença do Piauí
16º Bertolínia
17º Ipiranga do Piauí
18º Conceição do Canindé
19º Campo Alegre do Fidalgo
20º Pedro Laurentino 

 

Rebeca Lima 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais