Cidadeverde.com

Avante reforça convite para Kleber Montezuma; tucano avalia formação de federações

Imprimir

Foto: Roberta Aline/ Cidade Verde

O presidente municipal do Avante Eduardo Aguiar fez um reforço ao convite para que o pré-candidato ao Senado Kleber Montezuma se filie ao partido. A sigla prometeu montar uma chapa de deputados federais para viabilizar a disputa do economista ao Congresso caso ele se una ao grupo.

“Fizemos o compromisso de que se ele vier ser candidato a senador pelo Avante vamos montar uma chapa de deputado federal para eleger um parlamentar com ajuda dele e com os votos de legenda que ele vai trazer e para dar um reforço na campanha de senador dele”, anunciou. 

Kleber Montezuma já confirmou a saída do PSDB e conversa com partidos como o Cidadania, PDT, além do próprio Avante. Para filiação, o economista estabeleceu dois critérios: deverá ser um partido onde possa disputar o Senado de forma competitiva e com alinhamento à oposição
.  
“Quero o ver posicionamento que vai ter[...] Estamos buscado uma candidatura ao Senado em um partido que esteja alinhado com esse projeto da oposição. Então, o partido que não estiver alinhado com a oposição é óbvio que não poderemos ingressar em suas fileiras”, pontuou. 

Avalia alinhamentos 

Para a escolha de Kleber Montezuma, no caso do Cidadania, pesa negativamente a possível coligação com o PSDB, o que inviabilizaria a disputa ao Senado para o professor.
 
No Piauí, a legenda também lançou como pré-candidato ao governo o cientista político Washington Bonfim, que tem feito contundentes críticas ao alinhamento tucano com o Progressistas, na chapa Silvio Mendes (PSDB) e Iracema Portella (Progressistas). 

Já o PDT, que passou para a direção do vereador Evandro Hidd (PDT), ainda não firmou posição sobre apoio. Ao assumir a presidência da sigla, o parlamentar pontuou poderá lançar um candidato próprio ao governo, afim de apoio a pré-candidatura de Ciro Gomes à presidência. 

o vereador, recentemente, marcou presença também em um café da manhã promovido pelo vereador Jeová Alencar (MDB) para o pré-candidato petista Rafael Fonteles.

O Avante, por sua vez, a nível nacional avalia se unir com o Solidariedade e MDB, que no estado são alinhados com a base governista. 

Kleber Montezuma acrescentou que seguirá avaliando o cenário e que deverá decidir sobre seu futuro político quando os alinhamentos estiverem esclarecidos. Segundo ele, isso deverá ocorrer após o prazo para a realização das federações. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais