Cidadeverde.com

Ex-deputado B.Sá faz declarações com teor racista e gera polêmica

Imprimir

Declarações de teor homofóbico e racistas reproduzidas pelo ex-prefeito de Oeiras e ex-deputado federal, B.Sá, durante uma entrevista a uma rádio do município repercutiram nos últimos dias nas redes sociais. As falas foram alvos de protestos por parte de movimentos negros e até mesmo de autoridades, como a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa. 

Na conversa com os radialistas, na última sexta-feira (29), o ex- gestor faz críticas sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e afirma que o ministro Luís Roberto Barroso tem “um problema não resolvido do ponto de vista sexual”.

Em um dos trechos, ao se referir ao ministro, B.Sá  lembra a conversa que teve com um amigo já falecido, que contém termos como “negro que estira o cabelo” e “bicha enrustida”.  

“[..] Vem outro ministro desse Supremo Tribunal Federal chamado Luís Roberto Barroso, um sujeito difícil. Mas que tem um problema não resolvido do ponto de vista sexual. Eu tinha um colega prefeito, que já faleceu há alguns anos, ele me dizia: ‘Dr. B Sá, tenha medo de dois tipos de gente: negro que estira o cabelo e bicha enrustida’. Porque você quer dizer isso? ‘Porque, Dr. B. Sá, esses indivíduos, quando amanhecem o dia, que eles se olham no espelho, eles não se aceitam. Eles dizem ‘eu te odeio’. Então, o sujeito que odeia ele mesmo, ele não gosta de ninguém, então tome cuidado com negro que estira o cabelo, que não aceita sua condição, e aquele que é a bicha enrustida, que não assume’. Eu nunca me esqueci dessa parada.”, contou B.Sá durante a entrevista. 

Depois do relembrar a conversa, o ex-prefeito de Oeiras volta a falar do ministro do STF. “Dizem que esse Luís Roberto Barroso é dessa segunda linha. É um perigo. Ele cismou de instalar uma CPI contra Bolsonaro”, afirmou. 

B.Sá não foi localizado pelo Cidadeverde.com para comentar as declarações. O espaço segue aberto para esclarecimentos. 

Reações 

As declarações de B.Sá, uma das lideranças políticas mais conhecidas de Oeiras, repercutiram nas redes sociais durante o final de semana. 

Nas redes sociais, a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, lamentou a postura do ex-prefeito. "Entristecida com a deplorável postura racista e homofóbica do senhor B.Sá, figura conhecida da política oeirense. A bela Oeiras, capital dos bandolins, certamente, se entristece com atitude tão indigna”, publicou. 

A subseção da OAB em Oeiras também emitiu nota condenando as declarações manifestadas por B.Sá durante a entrevista.

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais