Cidadeverde.com

Projeto cultural registra a Memória Viva do Piauí

Imprimir

Personalidades que marcaram a história do Piauí serão alvo do Projeto Memória Viva, realizado pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. A iniciativa tem como objetivo gravar vídeos com entrevistas de personalidades que tenham dado relevantes contribuições à Teresina e ao Estado. 

Para iniciar o projeto, a primeira gravação foi realizada pelo Departamento de Vídeo da Fundação com o Padre Manuel Lira Parente, mais conhecido como Padre Lira. Importante liderança da região Sul do Estado, Padre Lira completa 90 anos este ano em plena atividade no município de Dom Inocêncio, onde reside há muitos anos. 

Naquela cidade, o Padre Lira desenvolve projetos em diversas áreas, sobretudo de combate aos efeitos da seca e de educação, tudo através da Fundação Ruralista, criada e ainda hoje dirigida pelo religioso. Além dos trabalhos sociais, Padre Lira foi ainda prefeito de Dom Inocêncio e de São Raimundo Nonato.

“Não podemos deixar que parte da nossa história se perca. Esse trabalho de registro através do projeto Memória Viva resgata dados importantes sobre nosso passado e reconhece a valiosa contribuição que essas pessoas deram e continuam dando ao Piauí”, destaca Cineas Santos, presidente da Fundação Monsenhor Chaves.

Depois de gravadas, as entrevistas serão editadas e colocadas à disposição da comunidade. As próximas gravações serão feitas com o professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana, acadêmico da APL e professor aposentado da Universidade Federal do Piauí; e com o fotógrafo Totó Barbosa, um dos mais antigos profissionais da fotografia no Estado.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: