Cidadeverde.com

Carlos Nejar e Laurentino Gomes participam do Salipi

Imprimir
Carlos Nejar
 
Mais duas importantes presenças confirmadas no 7º Salão do Livro do Piauí (Salipi). O escritor gaúcho Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia, e o jornalista e escritor paranaense Laurentino Gomes irão proferir palestra e divulgar suas obras durante o evento.

Carlos Nejar nasceu em Porto Alegre e hoje está radicado na sua Casa do Vento, na Urca, na capital do Rio de Janeiro. É considerado um dos 37 escritores chaves do século, no período compreendido de 1890-1990, segundo o crítico suíço Gustav Siebenmann. Inventor incansável, de espírito renascentista, transita por todos os gêneros – dramaturgia, poesia, romance, ensaio, conto e na área infanto-juvenil – com obas de acentuada ousadia e particular visão do mundo. Dentre elas, é autor da História da Literatura Brasileira (no prelo, 2ª edição).

Recebeu vários prêmios, como o Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, para o melhor romance (Riopampa, de 2000); Cassiano Ricardo, do Clube de Poesia de São Paulo (1996); Jorge de Lima, do Instituto Nacional do Livro (1971), Erico Veríssimo, da Câmara Municipal de Porto Alegre (1981). E três vezes foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte /APCA, recebeu o Prêmio Luíza Cláudio de Souza do Pen Clube do Brasil, entre outros. Sua Poesia está toda reunida em dois volumes – A Idade da Noite e a Idade da Aurora, Ateliê editorial e Fundação da Biblioteca Nacional (2000-2001). Foi jurado do Prêmio “Casa das Américas”, em Cuba (1989) e do Prêmio “Luiz de Camões”, em Lisboa, (1997).

 
Jabuti

Laurentino Gomes
 
O escritor e jornalista Laurentino Gomes nasceu em Maringá, no Paraná. Em 30 anos de profissão trabalhou como repórter e editor para alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja. Com o livro 1808 ganhou o Jabuti, considerado o mais tradicional prêmio de literatura do Brasil, em duas categorias: de melhor Livro-Reportagem e de Livro do Ano de Não Ficção. A obra recebeu também o prêmio de Melhor Ensaio, Crítica ou História Literária de 2008 da Academia Brasileira de Letras.

O autor é Membro Titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Também é colunista da revista Aventuras na História. É formado pela Universidade Federal de seu estado. Concluiu pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, além de cursos na Inglaterra e nos Estados Unidos.

 
Lançamento

O Salão do Livro do Piauí (Salipi) será lançado oficialmente durante coquetel no dia 16 de abril, a partir das 19h30, na Cookies Eventos. O encontro vai reunir parceiros, apoiadores e livreiros que contribuirão para a realização do Salipi deste ano, que acontece de 08 a 14 de junho.

Uma das principais mudanças para 2009 é o local dos eventos, devido a reforma no Centro de Convenções. Desta forma, as atividades serão realizadas no Complexo Cultural da Praça Pedro II, que compreende a praça Pedro II, Theatro 4 de Setembro, Clube dos Diários e Central de Artesanato Mestre Dezinho.

 
Convidados

Também já marcaram presença o cubano Senel Paz (autor do roteiro de Morango e Chocolate, além de ter dado origem ao conto cubano pós-moderno), a poetisa angolana Isabel Ferreira, o jornalista Zuenir Ventura, que vem lançar seu novo livro e receber o título de cidadão piauiense. Também virá a Teresina a cantora maranhense Rita Ribeiro, expoente da MPB contemporânea.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: