Cidadeverde.com

Dor na coluna: como evitar e os tratamentos para esse problema

Imprimir




Deitar, levantar, sentar ou caminhar costuma ser desconfortável? As dores na coluna podem estar relacionadas a problemas como má postura do corpo ou até mesmo a inflamação de um nervo.

A má postura pode causar dor lombar, fadiga e lesões. Até a produtividade no trabalho e a qualidade do sono podem ser afetados pelo problema. 

Segundo o médico ortopedista Alciomar Veras, os incômodos na coluna podem ser resultado de uma série de maus hábitos.

“A má postura, o esforço repetitivo, a falta de atividade física, o sedentarismo, o excesso de peso, muito tempo na mesma posição do trabalho (..) todo esses fatores podem acarretar dores na lombar. Quando você está sentado, por exemplo, você tem que apoiar o pé no chão ou em cima de uma caixinha. O que não pode é estar com o pé solto, balançando", disse.


Melhor posição para dormir

Ainda de acordo com o especialista, dormir na posição correta combate a dor nas costas e evita lesões na coluna.

“ A melhor posição para dormir é de lado porque assim a coluna fica bem apoiada e numa linha contínua. O ideal seria você dormir com os braços pra baixo, usando um travesseiro que deixe o pescoço reto e um travesseiro entre as pernas, para que o quadril não desça e force a lombar", explicou.


Foto: Jaqueliny Siqueira


Como prevenir

Algumas medidas simples podem aliviar a dor nas costas. Movimentar os músculos, por exemplo, melhora consideravelmente a circulação sanguínea e promove o bem-estar.

Para o especialista, procurar ter qualidade de vida é fundamental para prevenção das dores. "Acima de tudo é fundamental melhorar sua postura, sua ergometria de cadeira e mesa, procurar um profissional de saúde que possa ajudar com alongamentos. Atividades como pilates, RPG, caminhada, hidroterapia, perda de peso, atividade física para fortalecer os músculos", contou.
 


Jaqueliny Siqueira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais