Cidadeverde.com

Operação flagra réus com tornozeleiras e em prisão domiciliar saindo livremente às ruas

Imprimir

Fotos: Ascom Sejus 

O Departamento de Inteligência da Secretaria Estadual de Justiça do Piauí (Sejus) constatou que 20% dos presos fiscalizados em Teresina estão descumprindo as medidas judiciais. 

E as irregularidades vão desde o réu em prisão domiciliar saindo livremente às ruas, mesmo de tornozeleiras eletrônicas, e apenados desrespeitando as medidas protetivas contra a mulher vítima de violência.

O monitoramento ocorreu apenas em Teresina e a Sejus não divulgou os fiscalizados por questão de segurança. No estado, são 450 pessoas que usam tornozeleiras eletrônicas nas cidades de Teresina, Altos, União, Parnaíba, Luís Correia, Floriano, Oeiras e Picos.

O delegado Charles Pessoa, diretor de Inteligência da Sejus, esclarece que a operação não focou se o preso estava burlando o equipamento, mas nos descumprimentos.

“Constatamos que existem presos com prisão domiciliar  que estão desrespeitando a justiça e outros que deveriam está em casa à noite ou nos finais de semana e também não estão cumprindo”, disse o delegado.

 

 

A operação ocorreu no último sábado (06), nas zonas Sul e Sudeste de Teresina.

O relatório será encaminhado ao juiz José Vidal, da Vara das Execuções Penais para adotar as medidas judiciais. 

“Nós temos um sistema e ele acompanha os passos daquelas pessoas que estão monitorados eletronicamente com a conhecida tornozeleira. Nós já sabíamos que algumas pessoas estavam em descumprimento e diante dessa situação, fizemos essa operação com o intuito de fazer uma notificação pessoal ao monitorado” explica o secretário de Justiça, Carlos Edilson.

“A importância dessa operação é fiscalizar essas pessoas e evitar possíveis delitos por parte delas. Existem várias medidas aplicadas pelo Judiciário como o horário para recolhimento noturno, proibição de deixar a comarca de origem, proibição de frequentar bares, por exemplo”, ressalta Carlos Edilson.

Segundo a Sejus, a Operação Monitorados deve ocorrer nos próximos dias em outros pontos da capital e em outros municípios do Piauí.

 

Flash Yala Sena e Rebeca Lima
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais