Cidadeverde.com

Osteopatia contribui na melhora da saúde e bem-estar; entenda

Imprimir

Foto: Pixabay



A osteopatia é um método de tratamento que considera o todo, ou seja, a integralidade das coisas. Para os profissionais dessa área, tudo o que existe está relacionado e é impossível que haja uma ação sem ter uma reação como resposta. A partir disso, é considerado o estilo de vida do paciente para que ele encontre um jeito mais equilibrado de viver.

Criada em 1874 pelo Dr. Andrew Taylor Still, a osteopatia é uma técnica que utiliza recursos manuais para promover a harmonia do organismo atuando no alívio de dores, correção de disfunções e recuperação de lesões dos músculos, ossos e articulações.

O que difere a osteopatia dos outros tipos de tratamento é que ela busca identificar a origem da dor para descobrir o que a causou. Muitas vezes, a queixa do paciente não está sendo causada apenas por uma lesão física. Pode ser a sobrecarga emocional, que gera tensão, por exemplo.

É possível também que seja consequência da má postura ou até mesmo reflexo de experiências com acidentes anteriores que não receberam o devido cuidado. Seja qual for a razão do problema, a efetividade do tratamento está ligada a orientação que o paciente recebe para que ele mantenha a saúde mesmo depois de receber alta do tratamento osteopático. 


O tratamento envolve diferentes aspectos da manutenção da saúde
         
A saúde física é um dos pontos de atenção para o tratamento osteopático, mas o atendimento não se resume a isso. Também deve-se atentar aos fatores que influenciam no processo da manutenção da saúde, entre eles: alimentação saudável, atividade física, arteterapia, conversas, além da terapia manual. 


Tratamento que não foca só no seu problema

O fisioterapeuta especializado em osteopatia aplicará manipulações, dará um diagnóstico, promoverá a saúde, mas fará muito mais, educando o paciente para que a disfunção não volte a aparecer. Esse cuidado é tão importante quanto trazer a recuperação.



Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais