Cidadeverde.com

"Fetiche dos governadores", diz especialista sobre liberação do uso de máscara

Imprimir

 Foto: arquivo Cidadeverde.com

O Piauí segue sem previsão para facultar o uso da máscara no estado. Após o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), publicar decreto sobre a liberação do uso de máscara em ambientes abertos, alguns gestores e pesquisadores da área da saúde no Piauí se posicionaram contra esta liberação.

Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Brasília, Rondônia flexibilizaram o protetor facial.
 
Emídio Matos, doutor em Ciências Biomédicas e membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí, se posicionou contrário à possibilidade da liberação do uso de máscara e criticou os governadores que põem essa pauta em discussão.
 
"A gente chama isso de fetiche dos governadores. Não consigo compreender: qual a dificuldade de usar a máscara? Deveríamos estar distribuindo máscaras para a população mais vulnerável e não discutindo se ela deve ou não usar", afirmou o professor Emídio Matos.

O médico infectologista, José Noronha, integrante do COE (Comitê de Operações Emergenciais de combate a Covid-19), foi um dos profissionais da saúde que se posicionou contra a liberação do uso de máscara e afirmou que esse não é o momento.  

"É preciso ter 70% da população vacinada com a segunda dose ou dose única que é suficiente para proteção das pessoas que não estejam vacinadas”, alertou Noronha, que é diretor geral do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela.

O governador Wellington Dias (PT) aguarda análise do COE (Comitê de Operações Emergenciais) para expedir novo decreto de dezembro. Se os números forem favoráveis, há possibilidade do governo liberar o uso de máscara em ambientes abertos. 

IMUNIZAÇÃO NO PIAUÍ
 
No Piauí, segundo dados do Vacinômetro da Sesapi mais de 55% dos piauienses estão com imunização completa, ou seja com as duas doses da vacina. 

 

Nataniel Lima
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais