Cidadeverde.com

Saiba o que é Psoríase e por que ela pode causar ansiedade e depressão

Imprimir




A Psoríase é uma doença de pele crônica, mas não contagiosa. São placas avermelhadas na pele que descamam e os sintomas aparecem mais comumente nas articulações. Esse foi o tema do quadro ‘Acima de Tudo’ do programa Vida Saudável deste sábado (20) que contou com a a participação do médico dermatologista Yuri Chaves. (assista no vídeo acima)

Segundo o especialista, a psoríase - que atinge mais de 125 milhões de pessoas no mundo e mais de 5 milhões no Brasil - anda sempre acompanhada de outras doenças como depressão e ansiedade nos pacientes portadores da doença.

“Há uma estigmatização da psoríase. As pessoas ficam com medo de quem possui essas feridas na pele e começam a se distanciar, achando ser contagiosa e não é. O paciente portador da doença acaba se sentindo descriminado, posto de lado e chega a desenvolver uma personalidade mais introspectiva e depressiva. Por isso, a depressão e ansiedade andam muito junto da psoríase”, falou.

Foto: Jaqueliny Siqueira


Fenômeno de Koebner

Ainda de acordo com o dermatologista, as pessoas com psoríase podem desenvolver também o fenômeno de Koebner, manifestada através de placas com contornos lineares muito claros, que seguem o desenho do corte ou arranhão.

“As lesões de Koebner aparecem em locais de trauma. Então, essas áreas mais pontiagudas do corpo,onde tem mais trauma, onde se apoia mais como joelho, braços, tornozelo, por exemplo, são comuns para o surgimento de psoríase, mas lembrando que pode aparecer em qualquer parte do corpo como regiões genitais ou couro cabeludo”, explicou Yuri Chaves.

Prevenção

"Tendo uma vida saudável é possível prevenir a psoríase. Então, se você não fumar, tiver uma alimentação saudável, manter-se dentro do peso, é o ideal. São questões importantes para não desenvolver a doença", finalizou o especilista.


 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais