Cidadeverde.com

Confira dicas práticas para evitar a micose de unha e mantê-las saudáveis

Imprimir


Foto: Arquivo/Cidadeverde.com


No verão é comum as pessoas se preocuparem ainda mais com seu corpo. Mas, principalmente durante a estação mais quente do ano, os pés merecem atenção redobrada. Marcada por altas temperaturas e umidade, essa estação propicia um ambiente favorável para o aparecimento de diversas doenças de pele e de unha, como é o caso da onicomicose.

Comumente chamada de micose de unha, a onicomicose é uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, uma proteína que forma a maior parte das unhas. As dos pés são as mais afetadas, pois, normalmente, são regiões que ficam mais abafadas e úmidas.

No verão, especialmente, além do calor e umidade, é comum que as pessoas andem descalças em espaços públicos, como as praias, e isso também propicia um cenário ideal para a proliferação de fungos.

Para identificar a presença de micose nas unhas, é necessário consultar um dermatologista, mas alguns sinais podem ser sugestivos: descolamento, aspecto amarelado ou esbranquiçado, unhas mais espessas e ocas, escurecidas e até doloridas.

Para evitar esses fungos, é preciso deixar as unhas curtas, limpas, evitar andar descalço em espaços públicos e optar por calçados mais abertos.

Agora, para quem já está com micose de unha, é indispensável a avaliação de um dermatologista que saberá indicar o melhor tratamento.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais