Cidadeverde.com

Professores dão dicas de assuntos que podem cair em Física e Química

Imprimir

Energia mecânica, energia elétrica, corrente elétrica, efeito joule, calor, propagação do calor são algumas das apostas de assuntos para a prova de Física do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor Wendell Marques, coordenador da disciplina no colégio Madre Savina, ressalta que os alunos devem ficar atentos às palavras-chaves para identificar o assunto abordado e usar a equação correta. 

"Questões que envolvem massa, velocidade, gravidade e altura, queda dos corpos, o corpo que se desloca com mudança de velocidade mantendo a massa constante durante certo intervalo de tempo devem ser associadas a energia mecânica. Lembrar das palavras-chaves. Elas devem linkar o raciocínio com a equação a ser usada", lembra o professor. 

Sobre energia elétrica, Wendell Marques alerta que é um tema de abordagem nacional e que também pode ser explorado na prova. 

"Tem que tomar cuidado no cálculo dessa energia, de quanto se paga mensalmente pelo uso dos eletrodomésticos. É um tema importante, atual e muito abordado. Lembrar que energia é a potência consumida vezes o intervalo de tempo. Atenção na unidade, pois esse tempo tem que ser em horas", destaca o professor de Física. 

Na disciplina de Químíca, a aposta são para os seguintes temas: cálculo estequiométrico, reações orgânicas, eletroquímica, termoquímica. 

Neste ano, o segundo dia do Enem ocorre no domingo (28) quando os candidatos farão provas de matemática e ciências da natureza.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais