Cidadeverde.com

Com 1,5 milhão de passageiros, Strans determina que 250 ônibus circulem em Teresina

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) determinou aos consórcios dos transporte coletivo de Teresina que coloquem 250 ônibus para circular na capital. A ordem de serviço foi emitida no dia 1º de dezembro e as empresas têm o prazo até quarta-feira (8) para iniciarem a nova operação.

Atualmente, 200 ônibus circulam em Teresina. Segundo gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, mais de 95% da frota determinada tem circulado, mas a Prefeitura identificou a necessidade de ampliar a ordem de serviço. Em um mês, segundo dados da Superintendência, a demanda de passageiros na capital aumentou em 200 mil.

“Foi levada em consideração a demanda de passageiros. A gente estava no meio de outubro com total de 1,3 milhão de passageiros. No mês de novembro subiu para 1,5 milhão. Então, a gente viu que o passageiro está voltando ao sistema. Também foi levada em consideração a lotação e tempo de espera do passageiro”, explica Felipe Leal.

Além de equipe de fiscalização, a Strans vai monitorar o cumprimento da ordem de serviço por meio do sistema de bilhetagem eletrônica. Felipe Leal adianta que a empresa que não cumprir a determinação, após o período de cinco dias úteis, deve ser notificada. Depois da notificação, pode ser aplicada multa.

A nova ordem de serviço segue válida até que outra seja emitida. A previsão da Prefeitura de Teresina é de que até o final do mês o número aumente para 300 ônibus. 

Bilhetagem eletrônica 

No próximo ano, a bilhetagem eletrônica de Teresina será operacionalizada pela Prefeitura. Hoje, o sistema é administrado pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

O gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, conta que a previsão é que até fevereiro  a operação do sistema de bilhetagem seja assumida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Strans.

“É para garantir maior fiscalização, transparência e controle operacional. Estamos em processo de transição”, explica. Uma Comissão Especial foi criada em outubro deste ano para a fazer a transição.


Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais