Cidadeverde.com
Política

Governo encaminha à Alepi projeto de reajuste linear de 8,82% para os servidores estaduais

Imprimir


O secretário Estadual de Governo, Osmar Júnior (PCdoB), informou que será enviado, ainda hoje (7), para a Assembleia Legislativa do Piauí o projeto de lei de reajuste linear de 8,82% para os servidores estaduais. Osmar Júnior garantiu que o projeto foi assinado pelo governador Wellington Dias (PT) na manhã desta  terça-feira e será encaminhado para votação dos deputados.

Ontem, o governador esteve reunido com a bancada no Palácio de Karnak e pediu pressa na votação do reajuste. O aumento salarial vai atingir cerca de 90 mil servidores ativos e inativos. 

"O governador acaba de assinar uma mensagem dirigida ao presidente da Assembleia Legislativa onde pede autorização para proceder reajuste dos servidores da administração pública direta e indireta do executivo no percentual de 8,82%. Todos os servidores da administração pública estadual, ativos e inativos, terão seus salários reajustados", disse o secretário de governador. 

Osmar Júnior diz que o índice corresponde à inflação ocorrida nos anos de 2019 e 2020. 

"Foram dois anos em que não houve correção salarial dos servidores. Primeiro porque estávamos limitados pela lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e depois pelas leis que regulam a pandemia. Com esse gesto, o governador faz uma demonstração de que está aberto à melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos do estado do Piauí", acrescenta Júnior. 

O projeto que será encaminhado à Assembleia prevê a implementação a partir de maio de 2022. 

"A tramitação deve ser rápida. O rito, o tempo, quem determina é a Assembleia Legislativa", conclui o secretário de Governo. 

Expoapi

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o secretário Osmar Júnior também comentou sobre a Expoapi, o maior evento agropecuário do estado, que tem recebido críticas devido à pandemia. 

"O governador reuniu-se com a equipe e determinou uma fiscalização rígida quanto ao cumprimento dos protocolos, das regras, em relação a eventos. A Expoapi é um evento muito importante dentro do calendário piauiense, que tem o seu matiz econômico, mas também cultural. Há regulamentos que precisam ser seguidos e o governador pediu uma atenção especial", destacou o secretário. 

Ele antecipa que se reunirá com demais gestores envolvidos no evento para sanar eventuais problemas. 

"Fazer um balanço, identificar eventuais problemas e tomar medidas para que as regras sejam cumpridas. Já há fiscalização, mas tivemos notícias de que algumas normas, sobretudo o não uso de máscara dentro do recinto, estão sendo descumpridas. Vamos verificar e tomar as medidas necessárias para que as normas que regulam o evento sejam cumpridas", reforça o secretário. 

A Expoapi já teve início e segue até o próximo fim de semana. 


Graciane Sousa
[email protected]

Imprimir