Cidadeverde.com

Fogos de artifício assustam cavalos e animais são atropelados na BR-343

Imprimir

 

Atualizada às 11h25 

Pelo menos 14 cavalos fugiram das baias da Expoapi após a queima de fogos de artifícios durante uma apresentação musical na noite desta quarta-feira (09). A informação foi repassada pelo presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira.

Ainda segundo os organizadores, dois animais foram atropelados na BR 343 e precisaram passar por cirurgia. Um deles não resistiu e acabou morrendo. 

“Nossa preocupação foi em conter os cavalos e manter a integridade física dos mesmos. Nós tivemos uma atenção muito grande com aqueles animais. Terminamos o trabalho de recondução dos animais ao parque as 3h30 da manhã”, destacou André Nogueira. 

Sobre a queima de fogos, o diretor da APCZ informou que todas as atrações são orientadas a não realizarem tal procedimento. 

A equipe do cantor Anderson Rodrigues, responsável pelos fogos, ainda não foi contactada pelos organizadores da Expoapi para os esclarecimentos. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Proprietário de veículo pede reparo de danos 

O representante comercial Carlos Henrique relatou ao Cidadeverde.com que um dos cavalos que fugiu após a queima de fogos na Expoapi colidiu contra seu veículo. Ele conta que estava na Expoapi para atender ao chamado de um cliente e quando estava saindo do Parque de Exposição foi surpreendido por três cavalos. 

“Eu me desviei dos três. Só que um colidiu no meu carro e eu caí numa vala. O cavalo agonizou até morrer”, destacou Carlos Henrique. 

 

Ainda segundo o representante comercial, enquanto esteve no local, o proprietário do cavalo que morreu não apareceu. 

“Algumas pessoas apareceram, mas ninguém se identificou como proprietário do cavalo. Preciso saber quem vai arcar com esse prejuízo que tive. Estou aqui atrás de alguém para reparar os danos”, completou Carlos Henrique. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Matéria original 

Cavalos que estavam na Expoapi na noite desta quarta-feira (09) se assustaram com o barulho de fogos de artifício usados durante um show e fugiram em direção à BR-343, nas proximidades do Parque de Exposições. Alguns animais foram atropelados e carros acabaram danificados.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os momentos de aflição vivenciado por quem passava no local. 

Um dos cavalos atropelados ficou gravemente ferido e precisou passar por um procedimento cirúrgico ainda na rodovia. Veterinários que participavam do evento prestaram os primeiros atendimentos aos animais e ajudaram a controlar a situação. 

A quantidade de animais que se envolveram na situação não foi confirmada. A organização da Expoapi se manifestou sobre o episódio por meio de nota, em que afirma que os fogos foram utilizados pela produção de um dos artistas que se apresentava no evento. 

“Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei”, diz a nota, que é assinada pela Secretaria Estadual do Agronegócio, Associação Piauiense de Criadores de Zebu e Associação de Vaquejada do Piauí. 

Ainda na nota, a organização da Expoapi afirma que se colocou à disposição para prestar todo o auxílio necessário após o acidente. “Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade”, diz a nota. 

A Polícia Rodoviária Federal ainda não se manifestou sobre  a situação. 

Lei proíbe fogos 

O governador Wellington Dias (PT) sancionou no final do último mês de novembro a lei que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como qualquer outro artefato pirotécnico com barulho de alta intensidade.

A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de 30 de novembro e a proibição estende-se a todo o estado, em recintos fechados, abertos, áreas públicas e locais privados.

 

Natanael Souza e Nataniel Lima 
[email protected] 

  • EXPOAPI_(28).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(27).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(26).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(25).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(21).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(20).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(19).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(18).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(17).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(16).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(14).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(13).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(12).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(10).jpg Roberta Aline
  • EXPOAPI_(7).jpg Roberta Aline
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais