Cidadeverde.com

Conheça três superalimentos que trazem muitos benefícios para a sua saúde

Imprimir

Foto: Freepik



Uma alimentação equilibrada, que privilegia os alimentos da terra, traz inúmeros benefícios para a nossa saúde – de amenizar cólicas até a evitar alguns tipos de câncer, passando por cuidar do nosso sistema imunológico, cardiovascular e digestório.

Já ouviu falar em superalimentos? Eles ajudam a prevenir doenças, auxiliam no ganho de massa muscular, retiram toxinas do organismo e garantem o bem-estar.

Segundo a nutricionista Alessandra Luglio, existem três superalimentos no tipicamente brasileiros que trazem muitos benefícios para a sua saúde.


Castanha de Caju

Essa oleaginosa genuinamente brasileira, típica do cerrado, é bastante nutritiva. Uma ótima fonte de proteína, vitaminas, fibras e minerais, além de ser rica em gorduras mono e poli-insaturadas, que atuam na saúde do coração, do cérebro e no sistema imunológico por ser antioxidante e anti-inflamatória.

Também auxilia no controle dos níveis do colesterol total e na redução do colesterol LDL (o colesterol ruim) e dos triglicérides, ajudando a prevenir a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.


Castanha do Pará

Conhecida também como castanha-do-Brasil, é uma oleaginosa nativa do nosso país. É fonte de proteína, ômega-3 e vitamina E, além de minerais como magnésio, fósforo, zinco e selênio. Por ser rica em gorduras saudáveis com ação antioxidante e anti-inflamatória, ajuda a retardar o envelhecimento celular precoce, prevenindo doenças cardiovasculares e metabólicas.

O selênio, mineral essencial à saúde, fornece suporte ao sistema imune e é importante para a estrutura muscular – apenas uma unidade de castanha do Pará já dá conta das necessidades diárias recomendadas de selênio. 


Cacau

É um superalimento com grande quantidade de compostos fenólicos, rico em antioxidante e triptofano, o que significa que ele contribui para a saúde cerebral e cardiovascular, evitando doenças do coração. Além disso, o triptofano é um aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor que ajuda a aumentar a sensação de prazer. Daí aquele sentimento bom depois de comer um chocolate.

O cacau também é rico em magnésio, mineral importante para a saúde cardiovascular e relacionado ao metabolismo energético, ou seja, promovendo um melhor desempenho físico por participar do mecanismo de contração muscular.


Como incluí-los na alimentação?

Versáteis na culinária, os alimentos podem ser usados na preparação de doces, bolos, tortas, pães, biscoitos, sorvete e bebidas prontas que podem substituir o leite animal na alimentação de vegetarianos, veganos e flexitarianos.

E lembre-se: inclua-os de forma moderada no seu dia-a-dia.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais